Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A cadeira vazia: em Santa Maria, alunos aprendem a lidar com a dor

Professores avaliam antecipação do fim do semestre. Especialistas são convocados para auxiliar no tratamento do trauma e na recuperação dos sobreviventes da tragédia na boate Kiss

A sala de aula do 8º semestre da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está vazia. Nesta manhã, a turma pediu à coordenação do curso a troca de ambiente, pois seria doloroso lidar com as duas cadeiras vazias nas quais sentavam Henrique Nemitz Martins e Ruan Pendenza Callegari, mortos no incêndio da boate Kiss, na madrugada do dia 27.

Em luto, Federal de Santa Maria retoma as aulas

No total, a instituição perdeu 116 alunos – 15 da Medicina Veterinária e 26 da Agronomia. Depois de serem recebidos com um ato ecumênico na manhã desta segunda-feira, a tarde foi de reencontro para os estudantes da instituição, que montou um centro de acolhimento para dar suporte à comunidade acadêmica, disponibilizando assistentes sociais e psicólogos. Ao longo da semana será definido o calendário de 2013, que originalmente teria este semestre encerrado em 2 de março e o próximo iniciado em 1º de abril. Alguns professores liberaram os alunos por hoje, outros, informalmente, falam em encerrar o semestre mais cedo e aprovar toda a turma, especialmente aquelas que já estavam se encaminhando para um fechamento.

Leia também:

Prefeitura de SP mantém abertas as boates que prometeu interditar

Dono da Kiss diz que não sabia dos fogos na boate

O velório do 237º morto na tragédia