Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

87% defendem redução da maioridade penal, diz Datafolha

Desse total, 73% querem que a mudança na Constituição seja válida para qualquer crime

Por Da Redação - 22 jun 2015, 09h09

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira aponta que 87% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos – mesmo porcentual de abril, o maior desde o primeiro levantamento do instituto sobre o tema. Segundo o estudo, 11% das pessoas são contra a mudança na Constituição, 1% são indiferentes e 1% não souberam responder.

Leia mais:

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade para crimes graves

Cunha e PSDB fazem acordo na Câmara por redução da maioridade

Publicidade

Sete mitos sobre a maioridade penal – e o caminho para um debate racional

Entre os que apoiam a redução, 73% defendem a mudança na lei para qualquer crime. Já 27% preferem que a medida seja válida apenas para determinados crimes – como prevê projeto em discussão na Câmara dos Deputados. De abril para junho, cresceu de 41% para 53% o total de brasileiros que defendem a redução da maioridade para casos de estupro. Em casos de sequestro, 24% são favoráveis à mudança, ante 14% no mesmo período. Para o crime de homicídio, o número cresceu de 75% para 80%.

O Datafolha ouviu na semana passada 2.840 pessoas em 174 municípios do Brasil. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa mostrou também que quanto maior o grau de escolaridade, menor o número de pessoas que apoiam a redução. Entre os entrevistados que tinham apenas o ensino fundamental, o apoio é de 90%. Esse número cai para 78% nas pessoas com curso superior.

(Da redação)

Publicidade