Clique e assine a partir de 9,90/mês
#VirouViral Por Coluna Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

Resumo com dicas para redação só funciona se o estudante já estiver preparado

Faltando poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a postagem de uma professora de português viralizou na internet. No seu perfil do Facebook, Tarsila Baylão, de Carangola (MG), postou fotos com um esquema para que os seus alunos se dessem bem na prova de redação. O conteúdo viralizou e já foi compartilhado […]

Por Talissa Monteiro - Atualizado em 7 fev 2017, 11h20 - Publicado em 4 nov 2016, 19h16

Faltando poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a postagem de uma professora de português viralizou na internet. No seu perfil do Facebook, Tarsila Baylão, de Carangola (MG), postou fotos com um esquema para que os seus alunos se dessem bem na prova de redação. O conteúdo viralizou e já foi compartilhado quase 100 mil vezes.

A postagem apresenta dicas para a organização de um texto dissertativo-argumentativo, como é exigido pelo Exame e no qual o estudante deve organizar a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Algumas das etapas textuais explicadas por Tarsila no post são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão textual.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fmedia%2Fset%2F%3Fset%3Da.183701418748279.1073741829.100013252666811%26type%3D3&width=500

O #VirouViral conversou com o supervisor de português do cursinho pré-vestibular Anglo, Eduardo Calducci, para saber se as dicas são mesmo eficazes. Para ele, a professora conseguiu sintetizar de forma visual tudo aquilo que os professores de redação falam nas salas de aula, o que ajuda os alunos a lembrarem das informações mais relevantes.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:
Postagem sobre balada gay viraliza. Conversamos com o autor do post
Essa homenagem ao Dia do Ginecologista não foi bem recebida pela internet. Entenda

Calducci ressalta, porém, que resumos assim só ajudam quem já se preparou para a prova: “Se o aluno não tiver o mínimo de base, ele vai ter dificuldade de entender. Mas, se já está estudando há um tempo e quer apenas relembrar o mais importante, é válido. O que não pode é achar que um esquema como esse vai ser a salvação”.

Não é a primeira vez que Tarsila desenha os mapas mentais em cartolinas com conceitos básicos de português para os seus alunos. Os “cards”, como ela chama tais fluxogramas, estão fazendo tanto sucesso que a professora resolveu criar a página Rabiscos de Aulas e já conta com 18 mil curtidas.

Publicidade