Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A nova confusão da internet: Yanny ou Laurel?

Todos estão confusos com um áudio que está rodando todo o Twitter. E você, o que ouve?

A internet está confusa com um áudio que está rodando todo o Twitter. Lembra da polêmica do vestido branco e dourado ou azul e preto? A mais nova versão desse meme está entre nós: é Yanny ou Laurel? Ouça abaixo e tire suas próprias conclusões:

O áudio, que surgiu na rede social Reddit, está causando furor entre os usuários das redes sociais e o termo “Laurel” já figura entre os trending topics brasileiros. Enquanto alguns usuários afirmam escutar claramente Yanny, outros ouvem Laurel e há ainda quem alegue identificar os dois.

Mas o que está por trás do áudio misterioso?

De acordo com Lars Riecke, professor de audição e neurociência cognitiva na Maastricht University, ouvido pelo The Verge, o segredo está na frequência do áudio. Segundo o especialista, Yanny está em uma frequência maior que a palavra Laurel – e isso pode explicar o que leva algumas pessoas a escutar um ou outro. Tendemos a sofrer deterioração no sistema auditivo ao longo da vida, o que prejudica a percepção de frequências mais altas. Isso pode fazer com que jovens ouçam Yanny mais nitidamente que pessoas mais velhas (que podem acabar entendendo Laurel por ser uma frequência mais baixa). Bom, isso deve falar algo sobre mim – que só ouvi Laurel.

“Os padrões acústicos da sentença estão no meio do caminho entre uma palavra e outra”, afirmou outra especialista ao The New York Times. De acordo com Jody Kreiman, pesquisadora do laboratório de percepção de voz da Universidade da Califórnia, isso também pode contribuir para a confusão das pessoas. E, é claro, outro fator que pode explicar a discrepância é o próprio dispositivo usado para reproduzir o áudio.

De qualquer forma, a internet não descansou até conseguir explicações lógicas para este raio de meme. E, bom, eles parecem ter chegado a conclusões que concordam ou até complementam a dos especialistas.

Sherlock Holmes

O usuário Steve Pomeroy, como um Sherlock Holmes, conseguiu mostrar como o trecho pode passar de Laurel a Yanny com muita facilidade se o tom for alterado. Quando o tom baixa 30%, a palavra Laurel é mais presente e quando o tom sobe 40%, Yanny é mais nítido.

Dana Boebinger, uma estudante de Phd em percepção auditiva em Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), fez um experimento pronunciando as duas palavras e mostrou no Twitter que as letras “l” e “r” possuem frequências mais baixas, enquanto “y” e “ee” (já que a pronúncia de Yanny soa algo como ieeni) possui frequências mais altas. Isso só atesta a teoria de Lars Riecke que você leu acima.

Laurel ou Yanny?

A internet não chega em um consenso. Definitivamente:

Após todo o frenesi, o que você ouve? Responda na enquete:

 

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s