Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
#VirouViral Por Coluna Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

A mensagem do pai que está aprendendo a escrever…

Uma mensagem de um pai à filha universitária, Micarla Lins, de 21 anos, emocionou a internet

Por Da redação Atualizado em 30 jul 2020, 21h46 - Publicado em 23 set 2016, 14h39

Uma mensagem de um pai à filha universitária, Micarla Lins, de 21 anos, emocionou a internet – e, como é de costume, usuários procuraram conceder um significado maior à história, relacionando-a a debates sobre desigualdade e preconceito intelectual. No texto, Pedro Monics diz que ama Micarla e pede desculpas por não saber escrever (na verdade, ele está aprendendo, com sua herdeira). A estudante compartilhou a declaração em seu perfil no Facebook e o post já superou os 40 mil compartilhamentos, as 270 mil curtidas e está próximo de computar 2 mil comentários.

Post Micarla

Micarla contou ao blog #VirouViral que ela já ensinou o pai a ler e agora eles treinam escrita: “Começamos com o básico. Hoje, ele até usa redes sociais. Agora, sempre busco por métodos que não o constrangem por estar saindo do analfabetismo. Por exemplo, utilizamos muito o recurso de áudio para se comunicar no WhatsApp. Essa mensagem aí foi a primeira vez que ele digitou no aplicativo”.

A filha explicou que tem recorrido a apps de mensagens e às redes sociais para dar continuidade ao ensino do pai, que mora em São Paulo, justamente por ela ter se mudado há pouco para o Rio de Janeiro, onde cursa Serviço Social na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). “Olhe só, estudo em um lugar de ponta graças ao duro trabalho de um pai que não sabe escrever”, refletiu.

Sobre a repercussão do post, a universitária afirma que “não esperava tanto carinho”: “Fiquei emocionada com os comentários. Minha intenção era fazer as pessoas se conscientizarem de que é muito fácil criticar, sem nem imaginar a história por trás de uma pessoa, como um analfabeto”. O pai, de acordo com Micarla, também está contente com a forma como reagiram ao caso.

Mensagens emocionantes e engraçadas, como a compartilhada por Micarla, viralizam com frequência nas redes. Segundo uma pesquisa recente da agência de marketing americana Fractl, posts que geram sentimentos nas pessoas costumam ser os mais compartilhados. Se eles forem positivos, então, a chance de sucesso é ainda maior.

Veja outros casos do tipo que ganharam fama nas redes (cada um por sua razão):

“Eu a exclui do Facebook.”

Na última quarta-feira (14), uma estudante postou no Twitter a mensagem de sua tia-avó explicando o motivo de ter deletado a sobrinha-neta do seu perfil no Facebook. A razão? Ela não usava letras maiúsculas no começo das frases.

Continua após a publicidade

“Vão em paz. Sejam abençoados. Façam o mundo melhor.”

O discurso do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, durante a formatura de uma turma de Direito da UERJ, da qual foi patrono, também fez sucesso na internet. O texto ganhou 47 mil curtidas em abril do ano passado, quando foi publicado, e comoveu nas redes sociais.

“A primeira vez da minha avó no Whatsapp”

Avós parecem mesmo causar na web. A conversa entre uma idosa e seu neto teve 118 149 compartilhamentos em abril deste ano. Era a primeira vez que ela usava o aplicativo. E o resultado… confira, clicando na imagem.

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade