Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pinacoteca expõe obras do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro

Mostra é mais uma parceria do museu paulista em projeto que recebe acervo de instituições de outras cidades

O segundo andar do prédio da Pinacoteca próximo à estação Luz, em São Paulo, abriu neste fim de semana uma exposição com obras da coleção do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro. A mostra Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo reunirá obras das duas instituições, incluindo peças pouco vistas pelo público, como uma série de pinturas do italiano Edoardo de Martino.

A parceria entre as duas instituição faz parte do projeto Coleções em Diálogos, organizado pela Pinacoteca. O museu paulista já recebeu obras do Museu Mariano Procópio, localizado em Juiz do Fora (Minas Gerais), do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e do Museu Nacional de Soares dos Reis, que fica na cidade de Porto, em Portugal.

A nova exposição é divida em quatro núcleos: arte colonial, pintura de história, paisagens de guerra e arte e patrimônio. Entre as obras do Museu Histórico Nacional, destacam-se as de Johann Moritz Rugendas. A mostra conta com a pintura Descobrimento da América, feita pelo alemão, além de um conjunto de desenhos e o passaporte que o artista usou para vir ao Brasil. 

‘Dom Pedro I’, por Manoel de Araújo Porto-Alegre

‘Dom Pedro I’, por Manoel de Araújo Porto-Alegre (Reprodução/Divulgação)

Com curadoria de Valéria Piccoli, da Pinacoteca, e Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional, a mostra ficará aberta até o dia 28 de janeiro. A exposição ainda conta com obras de Pedro Américo, João Baptista da Costa e frei Agostinho de Jesus.

A visitação acontece de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30. O ingresso custa 6 reais (inteira) e 3 reais (meia). Aos sábados, a entrada é gratuita durante todo o dia.

‘Reminiscência do Morro do Castelo’, de João Baptista da Costa

‘Reminiscência do Morro do Castelo’, de João Baptista da Costa (//Reprodução)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s