Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Oblómov’: panorama do espírito czarista pouco antes de seu fim

Clássico retrata a história de Iliá Oblómov, um rico proprietário de terras que não tem coragem de encarar a vida e gasta seu tempo prostrado na cama

 (//Divulgação)

(Tradução de Rubens Figueiredo; Companhia das Letras; 606 páginas; 84,90 reais) Oblomovshchina, ou “oblomovismo”, é a palavra que se usa na Rússia para definir pessoas de caráter indolente. O termo inspira-se no protagonista do romance clássico de Ivan Gontcharóv (1812-1891). Iliá Oblómov é um rico proprietário de terras que, aos 32 anos, não tem coragem de encarar a vida: gasta seu tempo prostrado na cama ou no sofá, paralisado diante da decadência dos negócios e dos problemas com os empregados e com suas conexões afetivas. Lançado em 1859, o livro captura o espírito da Rússia czarista pouco antes do fim da servidão no país.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s