Clique e assine a partir de 9,90/mês
VEJA Recomenda Por Coluna Os principais lançamentos da música, do cinema, da literatura e da produção infanto-juvenil, além da TV, comentados pelo time de VEJA

Novo livro de Alejandro Zambra permite infinitas releituras

‘Múltipla Escolha’ brinca com o formato da prova de vestibular e dá ao leitor o poder de montar uma história – ou histórias – da forma que preferir

Por Maria Carolina Maia - 27 Maio 2017, 06h02

Poucas vezes a literatura foi tão lúdica quanto em Múltipla Escolha (tradução de Miguel Del Castilho, Tusquets, 112 páginas, 31,90 reais), livro do chileno Alejandro Zambra lançado aqui pela Tusquets, do Grupo Planeta. Brincando com o formato da prova de vestibular – no Chile, Prova de Aptidão Verbal – de uma maneira à la Julio Cortázar, de quem é leitor assumido, Zambra entrega ao leitor o poder de criar e recriar quantas histórias quiser, a partir das opções que fizer na primeira leitura e nas outras que vier a fazer do livro, que foge a qualquer enquadramento de gênero.

Um exemplo: a terceira parte do livro é intitulada “II. Plano de redação”, e a descrição de sua folha de rosto diz, como em um exame de seleção para a universidade, “Nos exercícios 25 a 36, assinale a alternativa que corresponda à ordem que mais adequadamente constitui um bom roteiro ou plano de redação”.

A seguir, leem-se passagens como:

“27) Um filho

  1. Você sonha que perde um filho 2. Acorda 3. Chora 4. Perde um filho 5. Chora
  2. A) 1-2-4-3-5 B) 1-2-3-5-4 C) 2-3-4-5-1 D) 3-4-5-1-2 E) 4-5-3-1-2”

 

Continua após a publicidade

Outro exemplo:

“III. Uso de conjunções” e a descrição de sua folha de rosto diz, como em um exame de seleção para a universidade, “Nos exercícios 37 a 54, assinale a alternativa cujos elementos sintáticos melhor preencham as lacunas do enunciado”.

(…)

52) Você foi um péssimo filho, por isso escreve________. Você foi um péssimo pai, por isso escreve _______. Está sozinho, por isso escreve ________.

  1. cartas / cartas / cartas
  2. romances / contos / poemas
  3. mal / mal / mal
  4. seu testamento / seu testamento / seu testamento
  5. tanto / tanto / tanto”

 

Continua após a publicidade

Para quem gosta de ler. E de brincar.

Continua após a publicidade
Publicidade