Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo livro de Alejandro Zambra permite infinitas releituras

‘Múltipla Escolha’ brinca com o formato da prova de vestibular e dá ao leitor o poder de montar uma história – ou histórias – da forma que preferir

Poucas vezes a literatura foi tão lúdica quanto em Múltipla Escolha (tradução de Miguel Del Castilho, Tusquets, 112 páginas, 31,90 reais), livro do chileno Alejandro Zambra lançado aqui pela Tusquets, do Grupo Planeta. Brincando com o formato da prova de vestibular – no Chile, Prova de Aptidão Verbal – de uma maneira à la Julio Cortázar, de quem é leitor assumido, Zambra entrega ao leitor o poder de criar e recriar quantas histórias quiser, a partir das opções que fizer na primeira leitura e nas outras que vier a fazer do livro, que foge a qualquer enquadramento de gênero.

Veja também

Um exemplo: a terceira parte do livro é intitulada “II. Plano de redação”, e a descrição de sua folha de rosto diz, como em um exame de seleção para a universidade, “Nos exercícios 25 a 36, assinale a alternativa que corresponda à ordem que mais adequadamente constitui um bom roteiro ou plano de redação”.

A seguir, leem-se passagens como:

“27) Um filho

  1. Você sonha que perde um filho 2. Acorda 3. Chora 4. Perde um filho 5. Chora
  2. A) 1-2-4-3-5 B) 1-2-3-5-4 C) 2-3-4-5-1 D) 3-4-5-1-2 E) 4-5-3-1-2”

 

Outro exemplo:

“III. Uso de conjunções” e a descrição de sua folha de rosto diz, como em um exame de seleção para a universidade, “Nos exercícios 37 a 54, assinale a alternativa cujos elementos sintáticos melhor preencham as lacunas do enunciado”.

(…)

52) Você foi um péssimo filho, por isso escreve________. Você foi um péssimo pai, por isso escreve _______. Está sozinho, por isso escreve ________.

  1. cartas / cartas / cartas
  2. romances / contos / poemas
  3. mal / mal / mal
  4. seu testamento / seu testamento / seu testamento
  5. tanto / tanto / tanto”

 

Para quem gosta de ler. E de brincar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s