Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
VEJA Recomenda Por Coluna Os principais lançamentos da música, do cinema, da literatura e da produção infanto-juvenil, além da TV, comentados pelo time de VEJA

Mostra de fotos de Pierre Verger relaciona trabalho e descanso

Nova exposição no Rio de Janeiro reúne 145 imagens feita pelo fotógrafo francês entre as décadas de 1930 e 1950

Por Da redação Atualizado em 22 jan 2018, 15h00 - Publicado em 22 jan 2018, 14h57

A nova exposição da Caixa Cultural Rio de Janeiro, intitulada de Dorminhocos, reúne 145 fotografias do francês Pierre Verger, que exibem corpos de trabalhadores anônimos descansando em lugares públicos. As obras foram clicadas entre as décadas de 1930 e 1950, em vários países como Argentina, Congo, China, Polinésia Francesa e México. No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, onde viveu por 50 anos, e também em Pernambuco e no Maranhão.

Com curadoria de Raphael Fonseca, as obras da mostra fazem parte do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador. A maior parte dessas imagens nunca foi revelada. Os corpos dos trabalhadores em tons de preto e branco incitam, a discussão sobre rotina estabelecida pelos processos de expansão industrial e urbana, além de um aspecto comum ao olhar do artista que é a exploração fotográfica do corpo masculino.

A Caixa Cultural está localizada na Av. Almirante Barroso, 25, no centro do Rio de Janeiro. A visitação para o público ficará aberta entre os dias 21 de janeiro e 18 de março, de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

No dia 3 de fevereiro às 16 horas, o público terá a oportunidade de participar de uma visita guiada com o curador Raphael Ferreira. A data marcará o lançamento do catálogo da exposição, que será distribuído gratuitamente para os visitantes. Confira algumas obras que integram a mostra:

Continua após a publicidade

Foto de Pierre Verger feita em Pasay, nas Filipinas, entre 1937 e 1938 Fundação Pierre Verger/Divulgação
Foto de Pierre Verger feita em Salvador, Bahia, em 1950 Fundação Pierre Verger/Divulgação
Foto de Pierre Verger feita em Salvador, Bahia, em 1950 Fundação Pierre Verger/Divulgação
Foto de Pierre Verger feita em Recife, Pernambuco, em 1947 Fundação Pierre Verger/Divulgação
Foto de Pierre Verger feita na Argentina entre 1941 e 1942 Fundação Pierre Verger/Divulgação
Continua após a publicidade

Publicidade