Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
VEJA Recomenda Por Coluna Os principais lançamentos da música, do cinema, da literatura e da produção infanto-juvenil, além da TV, comentados pelo time de VEJA

Caminhada de 120 km abre 11° Bienal de Arquitetura de São Paulo

Com conceito 'Em Projeto', evento propõe reflexão sobre utilidade da arquitetura pública através de atividades na periferia

Por Da redação 16 set 2017, 06h00

11° Bienal de Arquitetura de São Paulo terá uma abertura atípica: entre os dias 16 e 23 de setembro será realizada uma caminhada pela borda geográfica da cidade em um percurso de 120 quilômetros, aberta ao público.

Com início no Sesc Campo Limpo e término no Sesc Parque Dom Pedro II, a caminhada de oito dias fará paradas em outras unidades do Sesc-SP e oficinas de cultura. O objetivo é fomentar o encontro com coletivos e iniciativas comunitárias para propor oficinas, debates e reflexões sobre o tema: produção cultural e construção coletiva da cidade.

  • Para participar da caminhada é só acompanhar o local onde o grupo está através do site da Bienal, que mostra a rota em tempo real. As saídas da expedição acontecerão às 9 horas da manhã de cada dia, com exceção da abertura, que iniciará às 13 horas. A idealização do território percorrido pretende extinguir a dicotomia entre a região central e a periferia da cidade, mostrando a potência de produção cultural na borda geográfica de São Paulo.

    Trajeto da caminha de 120 km pela borda geográfica da cidade de São Paulo Reprodução/Divulgação

    A edição deste ano da Bienal de Arquitetura de São Paulo adotou o conceito Em Projeto, para repensar o próprio evento, em seu formato, espaço e tempo. Para refletir sobre a utilidade da arquitetura pública na construção colaborativa da cidade, também propõe ações coletivas em diferentes espaços de São Paulo.

    O projeto é uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em correalização do Sesc São Paulo. Serão realizados oficinas e workshops gratuitos com arquitetos e urbanistas convidados como Julia MasagãoNadezhda MendesMartin Köhler. Para participar de algumas atividades é necessário realizar inscrição no site do evento, em que também é possível conferir a programação completa.

    Continua após a publicidade
    Publicidade