Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ann e Nancy Wilson: empoderadas desde os anos 70

Live in Atlantic City traz as irmãs do Heart, grupo de hard rock americano, interpretando os maiores sucessos da carreira ao lado de convidados especiais

 (Divulgação/Divulgação)

A vocalista Ann Wilson e a guitarrista e vocalista Nancy Wilson comandam o Heart com mão de ferro há 46 anos. Durante esse período, elas brigaram com músicos, com executivos de suas gravadoras (esses insistiam para que a roliça Ann fizesse dieta para se tornar mais, digamos, desejável) e até mesmo entre elas. Três anos atrás, Nancy entrou na justiça contra o marido da irmã porque este agrediu os filhos dela. Este disco foi gravado originalmente ao vivo em 2006 e é lançado agora como forma de manter a chama do grupo acesa enquanto as Wilson digladiavam nos tribunais – felizmente, elas fizeram as pazes em março passado e estão em turnê. Gravado num dos cassinos do presidente americano Donald Trump – em uma época em que suas pretensões políticas ainda eram remotas – ele traz um diálogo do grupo com astros das novas gerações. Certos parceiros são até compreensíveis. O grupo Alice in Chains e o baixista Duff McKagan (Guns N’ Roses) são naturais de Seattle, berço do Heart. Outras são curiosas surpresas. Rufus Wainwright, cantor canadense, apresenta uma reedição linda de Dog and Butterlfy, faixa do quarto álbum do grupo. Já Carrie Underwood, que tinha vencido o American Idol no ano anterior, e que dá um colorido à balada adocicada Alone. E Dave Navarro, guitarrista do Jane’s Addiction e ex-Red Hot Chili Peppers, reforça com seus solos a “cama” formada por Nancy Wilson.

Um dos campeões de vendagem dos anos 70, o Heart sempre recebeu o desdém da crítica especializada. De fato, a mistura de rock e baladas com influências explícitas do Led Zeppelin não era bem aceito por publicações como Rolling Stone, afeita a um rock de características intelectuais. O Heart, contudo, é uma banda a ser celebrada. Ann e Nancy foram a versão hard rock do empoderamento feminino, liderando um grupo que tinha apenas marmanjos entre seus integrantes. As canções das Wilson ora embarcavam pelo rock pesado – Barracuda, Bébé La Strange, Magic Man – ou então traziam um híbrido de rock acústico com hard rock. Caso do riff de abertura de Crazy on You, que se inicia ao som do violão e se torna uma canção de pegada vigorosa. Live in Atlantic City traz ainda outra curiosidade. Alguns convidados tocam seus principais hits e depois fazem uma parceria com as líderes do Heart. Rooster, do Alice in Chains (que tinha acabado de empossar o vocalista William DuVall) soa até melhor do que a original do grupo de Seattle. Ann e Nancy são fãs confessas de Led Zeppelin. O vídeo das irmãs recriando Stairway to Heaven a ponto de tirar lágrimas de Robert Plant, vocalista do grupo inglês, é um dos mais famosos do YouTube. Live in Atlantic traz outras duas boas rendições do histórico Led Zeppelin IV: Rock’n’Roll e a suingada Misty Mountain Hop.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s