Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
VEJA Gente Por Cleo Guimarães Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Quem é o único brasileiro com uma música entre as 500 melhores da história

Jorge Ben Jor, com Ponta de Lança Africano (Umbabarauma), aparece em 351º lugar em lista liderada por Respect, na versão de Aretha Franklin

Por Cleo Guimarães 15 out 2021, 19h35

Dezessete anos após sua última versão, a revista Rolling Stone divulgou uma nova lista das 500 músicas consideradas “As melhores da história”. A única representante brasileira nesta seleção é Ponta de Lança Africano (Umbabarauma), de Jorge Ben Jor, que é descrito pela publicação como um “artista versátil”. A revista também exalta sua capacidade de “combinar, sem esforço bossa nova e samba com rock e funk”.

Primeira faixa do álbum África Brasil, de 1976, Ponta de Lança Africano aparece em 351º lugar – à frente, por exemplo, de It Was a Good Day (Ice Cube); Sweet Dreams (Are Made of This), Eurythmics; e Rock With You (Michael Jackson), que vêm, pela ordem, nas três colocações seguintes. 

A grande campeã do ranking é Respect, composição de Otis Redding na voz de Aretha Franklin. A canção foi cantada no funeral de Martin Luther King e adotada como hino por feministas e representantes do movimento a favor das liberdades civis. Veja abaixo as dez primeiras colocadas na lista da Rolling Stone: 

Respect – Aretha Franklin (1967)
Fight the power – Public Enemy (1989)
A change is gonna come – Sam Cooke (1964)
Like a rolling stone – Bob Dylan (1965)
Smells like teen spirit – Nirvana (1991)
What’s going on – Marvin Gaye (1971)
Strawberry fields forever – The Beatles (1967)
Get ur freak on – Missy Elliott (2001)
Dreams – Fleetwood Mac (1977)
Hey ya! – Outkast (2003)

Continua após a publicidade

Publicidade