Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

William Windom (1923-2012)

Ator convidado em diversas séries, William Windom faleceu no dia 16 de agosto, aos 88 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca congestiva, segundo informou sua esposa ao New York Times. Interpretando o melhor amigo do protagonista ou o vilão da semana, Windom se transformou em um dos rostos conhecidos da telinha entre as décadas […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 15h45 - Publicado em 19 ago 2012, 20h40

William Windom em 1970 (Fotos: arquivo)

Ator convidado em diversas séries, William Windom faleceu no dia 16 de agosto, aos 88 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca congestiva, segundo informou sua esposa ao New York Times.

Interpretando o melhor amigo do protagonista ou o vilão da semana, Windom se transformou em um dos rostos conhecidos da telinha entre as décadas de 1960 e 2000. Entre seus trabalhos mais lembrados estão suas participações nas séries Além da Imaginação, com o episódio Cinco Personagens em Busca de uma Saída; Jornada nas Estrelas, na qual interpretou o Comodoro Decker no episódio A Máquina de Destruição; e Assassinato por Escrito, na qual era o melhor amigo de Jessica Fletcher.

William Windom nasceu no dia 28 de setembro de 1923, em Manhattan, filho de um arquiteto e neto de um senador que serviu como secretário do tesouro e de quem recebeu o mesmo nome.

Antes de iniciar sua carreira de ator, William serviu o exército como paraquedista na 2ª guerra mundial. Durante o período de ocupação na Alemanha, ele passou um tempo em Frankfurt e depois na França, onde estudou arte dramática na Biarritz American University. Durante sua formação, ele interpretou Ricardo III na peça montada pela escola. Essa experiência teria levado William a dar continuidade aos seus estudos quando retornou aos EUA.

Ele iniciou sua carreira de ator profissional atuando no teatro, em montagens da Broadway e em regionais, bem como em programas de rádio e TV, veículo no qual começou fazendo participações especiais em teleteatros no final da década de 1940.

Com Inger Stevens em ‘The Farmer’s Daughter’

A carreira de William como ator convidado em séries teve início na década de 1960. Ao longo dos anos, ele foi visto em episódios de The New Breed, Xeque-Mate, Cheyenne, Surfside 6, Ben Casey, Bus Stop, Nossa Vida com Mamãe/The Donna Reed Show, Impacto, O Show da Lucy, Combate, Além da Imaginação, Império, 77 Sunset Strip, Inferno nos Céus, James West, Cavalo de Ferro, Alma de Aço, O Fugitivo, Jornada nas Estrelas, Os Invasores, Custer, Ben o Urso Amigo, Judd, Bonanza, Columbo, Mod Squad, Lancer, Os Violentos, Os Audaciosos, Que Garota!, O Homem de Virgínia, Smith & Jones, Tudo em Família, Cannon, Glenn Ford é a Lei, Marcus Welby, Os Waltons, Têmpera de Aço, Galeria do Terror, Banacek, Os Novatos, Gunsmoke, O Jogo Perigoso do Amor, The F.B.I., Missão: Impossível, A Família Dó-Ré-Mi, A Garota com Algo Mais, Chopper One, Havaí 5-0, SWAT, Mannix, Petrocelli, São Francisco Urgente, Centro Médico, A Mulher Biônica, Gibsville, Casal McMillan, Hunter, Police Woman, Quincy, Família, Kojak, Dallas, O Incrível Hulk, Barney Miller, One Day at a Time, Os Milionários, Casal 20, A Ilha da Fantasia, Hospital, O Barco do Amor, Super-Herói Americano, Esquadrão Classe A, Caixa Alta, Loteria, Automan, Carga Dupla, Tiro Certo, O Homem que Veio do Céu, Cara ou Coroa, Hotel, A Supermáquina, Águia de Fogo, Magnum, Vivendo e Aprendendo, Nos Bastidores da Lei, Murphy Brown, Chefe Burke, O Mundo é dos Jovens, A Juíza, Ally McBeal, Providence, The District e JAG: Ases Invencíveis.

Com Leonard Nimoy em ‘Jornada nas Estrelas’

Entre 1963 e 1966, ele estrelou sua primeira série. Na linha de The Nanny, a sitcom The Farmer’s Daughter apresentava a vida de um congressista viúvo que precisa da ajuda de uma babá para cuidar de seus filhos. Os dois acabam se apaixonando e se casando no final da série. Com 101 episódios produzidos, a sitcom era uma adaptação de um filme produzido pela RKO em 1947, com Joseph Cotten e Loretta Young.

Entre 1969 e 1971, William estrelou My World and Welcome to It, sitcom criada por Melville Shavelson, inspirada na vida do humorista e cartunista James Thurber. Na história, ele interpretava Joe Monroe,  um cartunista depressivo e rabugento que trabalhava para um jornal. Casado e com uma filha, ele costumava divagar em seus sonhos e fantasias. A série utilizava o recurso de sequências animadas para retratar diferentes momentos da vida do personagem.

Apesar de ter apenas uma temporada com 26 episódios produzidos, a série conquistou o Emmy de melhor comédia e melhor ator em 1970. Alguns anos mais tarde, William se apresentaria em turnê com um monólogo sobre a vida de Thurber.

Com Angela Lansbury em ‘Assassinato por Escrito’

Continua após a publicidade

Em 1979, ele voltou a integrar o elenco de uma série, desta vez com a sitcom Brothers & Sisters, a qual retratava a vida de estudantes que moram no campus de uma faculdade. O termo irmãos e irmãs do título refere-se à amizade que surge entre os membros das fraternidades. William interpretou o reitor. A série teve apenas doze episódios produzidos.

William tentaria integrar o elenco de uma nova série em 1990, com a primeira adaptação para a TV do filme Parenthood, que apresentava a vida da família Buckman. Nesta versão, ele interpretou Frank Buckman, personagem que no filme foi vivido por Jason Robards e na versão atual da NBC é interpretado por Craig T. Nelson. A série teve apenas uma temporada com doze episódios.

Em foto mais recente

A última série na qual William teve participação no elenco coadjuvante foi Assassinato por Escrito (1984-1996). O ator interpretou o Dr. Seth Hazlitt, médico de Cabot Cove e um dos melhores amigos de Jessica (Angela Lansbury). O personagem foi introduzido na história a partir da segunda temporada, ficando até o final da série. Por curiosidade, William já tinha sido visto na primeira temporada como o ‘assassino da semana’.

No cinema, o ator foi visto em filmes como O Sol é Para Todos, interpretando o promotor público que desafia o advogado Gregory Peck; A Americanização de Emily, Voar é com os Pássaros, Crime Sem Perdão, Balada para Satã, A Fuga do Planeta dos Macacos, Antes Só do que Mal Acompanhado, Ela Vai Ter um Bebê, Quem Vê Cara não Vê Coração e Crimes Verdadeiros, entre outros.

O ator foi casado cinco vezes: Carol Keyser (1947 a 1955), Barbara Joyce (1958 a 1963), Barbara Goetz (1963 a 1968), com quem teve uma filha, Rachel; e Jacqulyn Hopkins (1969 a 1975), com quem teve duas filhas, Heather e Hope. Desde 1975 ele estava casado com Patricia Veronica Tunder, com quem teve mais um filho, Rebel Russell.

Em 2009, William publicou sua autobiografia, que recebeu o título de  Journeyman Actor: a Memoir. Além de ser ator, ele também gostava de jogar xadrez e velejar, tendo se dedicado a esses dois hobbies  ao longo de sua vida.

Em ‘My World and Welcome to It’

Abaixo, promo de divulgação da série My World and Welcome to It:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=h5MU7CPMtqE&w=620&h=330%5D

William como Comodoro Decker em Jornada nas Estrelas:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zQ931UVboGE&w=620&h=330%5D

William em Além da Imaginação:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=K7t05NPU7MQ&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade