Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Telefilme Narra os Bastidores da Polêmica em Torno do Filme a Vida de Brian

O sucesso do humorístico “Monty Python’s Flying Circus”, produzido entre 1969 e 1974, levou os integrantes do grupo ao cinema. Um de seus melhores filmes é “A Vida de Brian“, que traça um paralelo entre o humilde Brian e a trajetória do Messias Jesus. Embora essa obra tenha se tornado um clássico ao longo dos anos, […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 17h37 - Publicado em 29 set 2011, 11h45

Elenco de Holy Flying Circus

O sucesso do humorístico “Monty Python’s Flying Circus”, produzido entre 1969 e 1974, levou os integrantes do grupo ao cinema. Um de seus melhores filmes é “A Vida de Brian“, que traça um paralelo entre o humilde Brian e a trajetória do Messias Jesus. Embora essa obra tenha se tornado um clássico ao longo dos anos, ela foi o centro de uma grande, e até violenta, controvérsia quando estreou em 1979.

Condenado pela igreja, o lançamento do filme gerou manifestações diversas. Freiras fizeram piquetes nas portas dos cinemas, grupos criticavam o filme sem ao menos tê-lo visto e diversas manifestações foram organizadas com o objetivo de desencorajar e inibir o público de assistir “A Vida de Brian”.

Charles Edwards como Michael Palin

A situação chegou a tal ponto que foi preciso produzir um debate televisivo, com a presença de um público, do qual tomou parte Thomas Malcolm Muggeridge, jornalista e escritor convertido ao catolicismo, Mervyn Stockwood, o Bispo de Southwark na época, e os integrantes do grupo Monty Python: John Cleese e Michael Palin.

Os dois primeiros defendiam a opinião de que a produção era uma blasfêmia, sem nem ao menos tê-la visto, enquanto os dois últimos diziam que ela era uma sátira ao abuso da fé e não à fé em si. Ao longo do debate surgiram questões como: a natureza do homem ao julgar coisas e pessoas sem nem ao menos conhecê-las e, quando a comédia deixa de ser engraçada e passa a ser um ataque gratuito a crenças e opiniões?

Continua após a publicidade

Darren Boyd como John Cleese

Segundo a imprensa britânica, o público e os críticos se surpreenderam ao ver que, enquanto os integrantes do grupo Monty Python mantiveram o respeito e o nível do debate, o Bispo fez uso de ataques pessoais, chegando ao ponto de insinuar que eles eram mentalmente deficientes.

Pois os bastidores desse debate é a história que será contada no telefilme da BBC4 “Holy Flying Circus“, que tem previsão de estreia no Reino Unido ainda para este ano.

Os atores que darão vida aos integrantes do grupo Monty Python são: Darren Boyd (Whites e Case Sensitive), como John Cleese; Charles Edwards, como Michael Palin; Steve Punt, como Eric Idle; Phil Nichol, como Terry Gilliam; e Tom Fisher, como Graham Chapman. Tom Price interpretará Tim Price, mediador do debate televisivo na época; e Stephen Fry será Deus.

Produzida pela Hillbilly Television em parceria com a Talkback Thames, a história tem roteiro de Tony Roche, da ótima sitcom “The Thick of It”, e direção de Owen Harris, de “Misfits” e “The Secret Diary of a Call Girl”.

O trailer do telefilme ainda não foi divulgado pelo canal, mas abaixo está o debate original (incompleto):

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=DCarG9im8C4&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade