Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Série Documental Relembra a História da Televisão Americana

O canal PBS americano estreia esta noite a segunda temporada de um programa dedicado a narrar a história da televisão americana. “Pioneers of Television”, uma série documental em quatro episódios, apresenta entrevistas com atores e produtores que trabalharam na TV em seus primórdios. Os episódios são compostos de curiosidades, informações e imagens da época. O […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 13h07 - Publicado em 18 jan 2011, 11h33

(E-D) Angie Dickinson, Nichelle Nichols, Stephanie Powers e Linda Evans (Foto Getty)

O canal PBS americano estreia esta noite a segunda temporada de um programa dedicado a narrar a história da televisão americana. “Pioneers of Television”, uma série documental em quatro episódios, apresenta entrevistas com atores e produtores que trabalharam na TV em seus primórdios. Os episódios são compostos de curiosidades, informações e imagens da época.

O episódio dessa noite é dedicado à ficção científica, focado nas histórias que cercam as produções de Rod Serling, Irwin Allen e Gene Roddenberry. Apresentando entrevistas atuais e da época, o programa faz um panorama sobre o gênero ficção científica na década de 1960. Entre os entrevistados estão Leonard Nimoy, William Shatner, Billy Mumy,  Angela Cartwright e Martin Landau, que explica motivos pelos quais recusou o papel do Sr. Spock em “Jornada nas Estrelas’.

No dia 25 de janeiro será a vez do faroeste, gênero que dominou a TV americana entre as décadas de 1950 e 1960. O episódio traz informações sobre as adaptações da vida de dois pioneiros do velho oeste: Davy Crockett e Daniel Boone, ambos interpretados por Fess Parker. Também serão abordadas as séries “Maverick”, “Big Valley”, “Gunsmoke”, “Bonanza” e “James West”.

No dia 1º de fevereiro será a vez das séries policiais, começando com “Dragnet”, passando por “Os Intocáveis”, “Mannix”, “Missão: Impossível”, “Os Destemidos/I Spy”, “Columbo”, “Police Woman” e “Arquivo Confidencial”. Entre os entrevistados estão  Barbara Bain e Martin Landau.

No dia 8 de fevereiro o programa apresenta a história dos programas infantis produzidos por canais regionais. O episódio deverá traçar os trabalhos de profissionais como Jim Henson, criador dos Muppets, Chuck McCann, conhecido por seu trabalho com um programa de fantoches, Larry Harmon, que interpretou o palhaço Bozo nos EUA, e Nancy Claster, que estrelou o programa “Romper Room”.

“Pioneers of Television” estreou pelo canal PBS em 2008, apresentando em sua primeira edição quatro segmentos dedicados à sitcom, variety, talk shows e game shows. A produção da segunda temporada foi anunciada em agosto de 2010. A PBS também mantém um canal no YouTube onde disponibiliza trechos de sua programação, incluindo esta série documental.

Abaixo, chamada do programa:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Vy0_b8-JwII?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=channel&w=425&h=344%5D

Continua após a publicidade
Publicidade