Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Rússia prepara a adaptação de ‘And Quiet Flows The Don’

Em 1932, o escritor russo Mikhail Sholokhov publicou And Quiet Flows The Don, primeira parte de quatro volumes que retrata a vida de uma comunidade cossaca entre os anos de 1910 e 1920. Vencedora do prêmio Pulitzer, a obra é considerada uma das mais importantes da literatura russa do Século XX. Retratando os períodos da 1ª […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 05h38 - Publicado em 12 ago 2013, 14h07

Em 1932, o escritor russo Mikhail Sholokhov publicou And Quiet Flows The Don, primeira parte de quatro volumes que retrata a vida de uma comunidade cossaca entre os anos de 1910 e 1920.

Vencedora do prêmio Pulitzer, a obra é considerada uma das mais importantes da literatura russa do Século XX. Retratando os períodos da 1ª Guerra Mundial, Revolução Russa e Guerra Civil, a primeira parte da obra literária será adaptada pelo canal público Rossiya 1 (Rússia 1), o mesmo que este ano estreará uma versão própria do personagem Sherlock Holmes.

A versão para a TV de And Quiet Flows the Don será uma minissérie com até doze episódios, dirigida por Sergei Ursulyak, com previsão de estreia para 2015, ano em que o autor do livro completaria 110 anos de idade. As filmagens terão início em abril de 2014.

A produção será financiada pelo Ministério da Cultura, como parte da iniciativa do Presidente Vladimir Putin de estimular a produção de filmes e programas televisivos sobre a história da Rússia.

No livro, a história acompanha a vida de Gregor, filho de um cossaco que se casou com uma turca. Gregor é um fazendeiro que se apaixona por Aksínia, esposa de seu amigo Stepan, que constantemente a maltrata. Apesar do conflito que a situação gera, Gregor salva a vida de Stepan quando os dois estão nos campos de batalha. Mais tarde, ele é obrigado a se casar com Natalya mas, quando suas atividades políticas começam a ser investigadas pelo Partido Comunista, Gregor decide fugir, tornando-se um homem procurado.

O livro já foi adaptado algumas vezes para o cinema e para a TV, sendo a mais recente a versão de 2006 estrelada por Rupert Everett e F. Murray Abraham. Esta é uma minissérie em sete episódios produzida pela Inglaterra e Alemanha entre 1992 e 1993. Problemas financeiros afetaram a pós-produção, levando o projeto a ser arquivado. Somente em 2006, após a morte do autor, é que seu filho conseguiu completar a obra, que foi exibida na Rússia e em outros países.

No vídeo, trailer da minissérie de 2006.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GZujAXRGBe0&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade