Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Primeiras fotos de ‘Mata Hari’

Anunciada em outubro de 2014, a minissérie Mata Hari é uma produção russo-portuguesa com doze episódios. A previsão de estreia é para este ano pelo Channel One da Rússia. Margaret McLeod (a francesa Vahina Giocoante) é uma mulher abandonada pelo marido, que a mantém afastada de sua única filha. Sem dinheiro e vivendo nas ruas, ela […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h03 - Publicado em 4 out 2015, 17h31

MH-CartazAnunciada em outubro de 2014, a minissérie Mata Hari é uma produção russo-portuguesa com doze episódios. A previsão de estreia é para este ano pelo Channel One da Rússia.

Margaret McLeod (a francesa Vahina Giocoante) é uma mulher abandonada pelo marido, que a mantém afastada de sua única filha. Sem dinheiro e vivendo nas ruas, ela começa a trabalhar como dançarina exótica para poder sobreviver.

Utilizando o nome artístico de Mata Hari, ela conquista fama e credibilidade entre a elite europeia. Assim, se torna uma convidada regular em festas organizadas em luxuosas mansões, nas quais ela se apresenta com sua dança.

Mas sua vida sofre uma nova reviravolta quando, em 1913, o mundo se vê prestes a entrar na 1ª Guerra Mundial.

Na vida real, a holandesa Mata Hari teve uma vida de privilégios até os treze anos de idade, quando seu pai faliu e se divorciou de sua mãe. Após a morte de sua mãe, Margaret foi viver com seu padrinho.

Aos 18 anos de idade, ela respondeu ao anúncio do Capitão John Brienen MacLeod que, de partida para a Indonésia, procurava por uma esposa. Os dois se casaram e tiveram dois filhos. Mas a união só lhe trouxe bens materiais.

Sofrendo agressões do marido alcoólatra, vinte anos mais velho que ela e que mantinha uma amante, Margaret o deixou para viver com outro oficial. Neste período, ainda morando na Indonésia, ela começou a estudar dança. Atendendo a um pedido do Capitão, Margaret voltou a viver com ele. No entanto, as agressões continuaram. Quando um dos filhos do casal morreu, o Capitão decidiu deixar a esposa e voltar para a Holanda, levando a filha com ele. A menina viveu até a idade de 21 anos.

Margaret foi morar em Paris, onde trabalhou no circo e também como modelo. Em 1905, com o crescente interesse da sociedade pela dança moderna, ela começou a se apresentar como Mata Hari, uma dançarina exótica. Durante anos ela desfrutou do sucesso mas, em 1912, sua carreira começou a declinar.

Continua após a publicidade

Neste período, se tornou uma cortesã, tendo como amante diversos militares e políticos influentes em diferentes países. Razão pela qual ela tinha passagem livre durante o período da guerra. Com o tempo, suas idas e vindas levantaram suspeitas. Em 1916, ela foi presa e interrogada pela Scotland Yard. Alegando ser uma espiã do governo francês, Margaret foi liberada, mas mantida sob vigilância.

Em 1917, os espiões franceses interceptaram uma mensagem dos alemães, que diziam ter recebido ajuda de um espião alemão identificado como H-21. Os franceses concluíram que Mata Hari era H-21. Ela foi executada em 1917, aos 41 anos de idade.

Falada em inglês, a minissérie conta com um elenco internacional. Além da protagonista francesa, a produção também terá os americanos John Malkovich (Crossbones) e Christopher Lambert, o holandês Rutger Hauer (The Last Kingdom, True Blood), os russos Fedor Bondarchuk e Kseniya Rappoport, os portugueses Leonor Silveira, Margarida Marinho, Soraia Chaves, Rogério Samora, Rui Morrisson, Nuno Lopes e Marco de Almeida.

O roteiro é de Oleg Kirillov e Igor Ter-Karapetov, a direção é de Dennis Berry (Highlander: The Series) e Julius Berg. A minissérie narra os últimos quinze anos de vida de Mata Hari.

As filmagens foram realizadas em Lisboa e Porto (Portugal), bem como em St. Petersburg (Rússia), com produção da russa Star Media e da portuguesa Filmes do Tejo.

Cliquem nas fotos para ampliar.

#gallery-3 {
margin: auto;
}
#gallery-3 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 20%;
}
#gallery-3 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-3 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade