Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por Onde Anda o Elenco de Papai Sabe Tudo?

A série foi uma das produções que definiu o perfil da década de 1950, em especial a visão do país sobre como seria a família americana ideal. Criada por Ed James, “Papai Sabe Tudo” estreou em 1949 pela rádio NBC, chegando à TV em 1954, pelo canal CBS. Entre os atores que deram vida à […]

O Elenco de Papai Sabe Tudo (Foto NBC/Arquivo)

A série foi uma das produções que definiu o perfil da década de 1950, em especial a visão do país sobre como seria a família americana ideal. Criada por Ed James, “Papai Sabe Tudo” estreou em 1949 pela rádio NBC, chegando à TV em 1954, pelo canal CBS.

Entre os atores que deram vida à família no rádio, apenas Robert Young fez a transição para a televisão. Apesar de ter entrado para a história da televisão, a série não foi bem recebida quando estreou, sendo cancelada pela CBS em sua primeira temporada. No entanto, a NBC, que percebeu seu potencial e a resgatou, produzindo mais cinco temporadas.

Na história, Young interpreta Jim Anderson, um pacato vendedor de seguros que com a ajuda de sua esposa, Margaret (Jane Wyatt), fazia o máximo para educar seus três filhos: Betty (Elinor Donahue), James (Billy Gray) e Kathy (Lauren Chapin).

Apesar da boa audiência, a série acabou em 1960 a pedido de Robert Young que, cansado de interpretar o mesmo personagem por onze anos (somando o período do rádio e da TV), pediu para o canal encerrar sua produção. A série teria a produção de dois telefilmes que reuniram o elenco original. Em 2008 “Papai Sabe Tudo” iniciou sua carreira em DVD. A Shout! Factory já lançou as cinco primeiras temporadas. Além disso, existe um projeto de levar a série para o cinema.

Após 51 anos do encerramento da série, por onde anda os atores? Os ‘pais’ já faleceram. Young, que também estrelaria outro sucesso da TV americana, “Marcus Welby”, morreu em 1998, vítima de problemas respiratórios; Wyatt, que também ficaria conhecida como  a mãe do Sr. Spock em “Jornada nas Estrelas”, faleceu em 2006, de causas naturais.

Elinor Donahue – A atriz que deu vida à adolescente Betty iniciou sua carreira aos cinco anos de idade, em espetáculos de vaudeville, migrando para o cinema e depois para a televisão. Quando Elinor entrou para o elenco de “Papai Sabe Tudo”, ela tinha 18 anos, interpretando uma jovem com cerca de 16. Um ano depois, aos 19 anos, ela se casou com Richard Smith, com quem teve um filho. Os dois se separaram em 1961, pouco depois do fim da série.

Nessa época, Elinor já estava envolvida com Harry Ackerman, que dirigiu vários episódios de “Papai Sabe Tudo”. Os dois se casaram em 1962 e tiveram três filhos. Após a morte de Ackerman em 1991, Elinor iniciou uma relação com Lou Genevrino, com quem se casou em 1992 e com quem ainda vive.

Em 1960, a atriz entrou para o elenco de “O Show de Andy Griffith”, na qual Andy interpretava um viúvo, pai de um garoto vivido por Ron Howard. Elinor ficaria conhecida como a namorada de Andy ao longo da primeira temporada da sitcom.

Elinor ainda faria parte do elenco de outras séries, como “Many Happy Returns” (1964-1965), “Um Estranho Casal” (1972-1975), “Mulligan’s Stew” (1977), “The New Adventures of Bill Baxter” (1987), “Get a Life” (1990-1992) e “Dra. Quinn, a Mulher que Cura” (1993-1997). Nesse meio tempo, também teve participações em dezenas de séries, entre elas, “Jornada nas Estrelas”, no episódio “Metamorfose”, “A Noviça Voadora”, interpretando a irmã de Sally Field, e “Friends”. A mais recente foi “Arquivo Morto/Cold Case”.

No cinema, esteve em “Uma Linda Mulher”, “A Hora do Pesadelo 6 – A Morte de Freddy” e “O Diário da Princesa 2″, entre outros. Em 1998, publicou o livro “In the Kitchen with Elinor Donahue”, no qual, entre suas lembranças de sua carreira em Hollywood, ofereceu algumas de suas receitas favoritas.

Atualmente com 73 anos, Elinor mantém sua carreira como atriz, fazendo trabalhos no teatro e na televisão. O mais recente foi a novela “Young and the Restless”.

Billy Gray – Apesar de interpretar o irmão mais novo de Elinor, os dois atores tinham quase a mesma idade, com uma diferença de meses. Quando a série estreou, Billy tinha 17 anos, interpretando um garoto de 14. O ator já tinha uma carreira quando entrou para o elenco de “Papai Sabe Tudo”. Estreando na década de 1940, quando tinha seis anos de idade, Billy atuou em dezenas de filmes para o cinema. O mais conhecido é “O Dia em que a Terra Parou”, versão original.

Depois de algumas participações em episódios de série, ele ficaria famoso com “Papai Sabe Tudo”. Após o encerramento desta, ele voltou ao circuito de participações especiais. Mas seu interesse por corridas de motos falou mais alto, levando Billy a participar do circuito de competições ao longo das décadas de 1970 e 1980, afastando-se em meados dos anos de 1990. Nesse meio tempo, fez poucos trabalhos na TV e no cinema, entre eles, os dois filmes reunions da série “Papai Sabe Tudo”.

Em 1962, Gray teria sido preso por fumar maconha. A notícia teria prejudicado a imagem que o público tinha do ator, construída com a série dos anos de 1950. Em 1971, ele interpretaria um viciado em drogas no filme “Dusty and Sweet McGee”. A partir daí, o crítico de cinema Leonard Maltin passou a publicar em seu guia de filmes (reeditado várias vezes) que Gray era viciado em drogas. A informação teria prejudicado sua carreira artística e esportiva. Ele  processou o crítico que reconheceu publicamente o erro, retirando a informação do guia.

Atualmente, com 73 anos, Gray é inventor e homem de negócios, sendo co-proprietário da BigRock Engineering, empresa com a qual lança algumas de suas criações.  Gray mantém um site oficial na Internet e uma página no Facebook.

Lauren Chapin – A atriz que interpretou a filha caçula dos Andersons não tinha a vida de sonhos que era retratada na série. Seus pais eram divorciados e, anos mais tarde, ela revelaria à produção do programa “E! True Hollywood Story”, ter sofrido abusos sexuais por parte de seu pai, tortura psicológica por parte da mãe, que seria alcoólatra, além de ser constantemente surrada pelo irmão mais velho, o ator Billy Chapin. Lauren também tem outro irmão ator, Michael Chapin.

Quando “Papai Sabe Tudo” estreou, Lauren tinha dez anos, interpretando uma menina de cerca de oito anos. Pouco antes da série encerrar sua produção, ela se casou aos 16 anos de idade com o mecânico Gerald Jones. Aos 17 anos sofreu seu primeiro aborto (de um total de oito). O divórcio veio pouco depois, quando Lauren tinha 18 anos.

Ainda segundo a atriz em declarações ao programa do canal E! ela se envolveu em seguida com um homem que a levou ao mundo das drogas e da prostituição. Em depressão, Lauren tentou se matar, cortando um dos braços com um facão. No hospital, passou por um tratamento psicológico, que não chegou a ajudá-la, pois logo depois voltou a se prostituir e a consumir drogas. A atriz teve dois filhos, Matthew, nascido em 1973, e Summer, nascida em 1978. Foi seu filho que a levou para a igreja, que ajudou Lauren a abandonar o estilo de vida que tinha.

Convertida, ela passou a se dedicar à religião, realizando palestras de auto ajuda. Em 1988, publicou sua autobiografia, com o título de “Father Does Know Best”. Após trabalhar como relações públicas em um hotel, Lauren passou a atuar em cruzeiros marítimos, além de ser agente de diversos aspirantes a artistas, entre eles, sua filha, que busca carreira como cantora.

Lauren está atualmente com 65 anos e pode ser encontrada em seu site oficial e em sua página no Facebook.
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    mAURA VIVAN SANTA CROCE

    curti muito este seriado foi muito bom, acho que deveria repetir novamente, para recordar e para essa geração nova ver. que seriado maravilhoso.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Lusia Soares

    Adorava o seriado! Hoje na tv, faltamfilmes e seriados infanto-juvenis desse estilo para mostrar o lado bom da família! . Existem DVDS dessas temporadas? Seria muito bom para despertar a força que o círculo familiar tem na formação do caráter das crianças e adolescentes de hoje. Quem sabe algum canal não se interesse em repassá-los? A audiência seria grande! Fica aí a sugestão.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Isabele

    Que legal saber dessa família que encantou tanto na televisão.Que pena que não saiu por aqui os DVDs desse seriado, que combinou tanto com um período da tv brasileira.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Carla

    Parabéns pelas informações sobre a série,conheci esta série na tv Cultura achei muito interessante a temática deles, no BRASIL deveria
    passar mais séries como esta que fala da família.
    Que saudades tb da Familia Addams,A Feiticeira e Jeannie é um gênio

    Curtir

  5. Comentado por:

    Francisco

    Bom saber que essas informações ficam disponíveis na web. Essa foi uma das primeiras séries que assisti na antiga TV Tupi, recordo-me de outras também como Rin Tin Tin, Alice(a abertura dessa série ficou em minha memória;hoje a canto para minha neta que leva esse nome). Parabéns!!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Fernando Vieira

    O Canal Viva reprisa as novelas antigas, eu e os meus amigos de idade entre 65/70 anos assistimos com grande prazer.
    Porque não fazer também com estas séries, o público seria muito grande e fidelizado.
    Nos EUA, as séries antigas continuam sendo reprisadas nas TVs.
    Em última análise pode ser em Canal pago.

    Curtir

  7. Silvano Oliveira

    Fantástico!Aqui estou assistindo perdidos no espaço.mas antes e claro,O papai sabe tudo,Enfim,tenho 27 anos e sou apaixonado por séries antigas,Perdidos no espaço em especial.O sériado consegue prender minha atenção em pleno 2017,imagina há 50 anos atrás.Ah!A Rede Brasil tem a sessão preto e branco,e outras sessões aonde é exibido.o agente 86,A feiticeira,As aventuras do Superman,Utramen,batman e rob,Jimmy e um gênio.entre outros.Pena que é de madrugada,Ah!Esqueci,também passa viagem ao fundo mar.

    Curtir