Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Por onde anda o elenco de ‘Chaparral’?

Boa parte dos fãs que cresceram assistindo às séries de faroeste costuma se lembrar mais de Bonanza, drama familiar que fez um grande sucesso na década de 1960. Mas uma outra série também criada por David Dortort também merece ser lembrada. Chaparral surgiu como uma resposta de Dortort às críticas que Bonanza gerava na forma como […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 02h33 - Publicado em 30 nov 2014, 16h07
Chaparral1

Na fila em pé (E-D): Mark Slade, Linda Cristal, Leif Erickson, Cameron Mitchell e Henry Darrow. Na primeira fila (E-D): Rudolpho Acosta, Bob Hoy, Roberto Contreras, Ted Markland, Don Collier e Jerry Summers. (Foto: NBC/Arquivo).

Boa parte dos fãs que cresceram assistindo às séries de faroeste costuma se lembrar mais de Bonanza, drama familiar que fez um grande sucesso na década de 1960. Mas uma outra série também criada por David Dortort também merece ser lembrada. Chaparral surgiu como uma resposta de Dortort às críticas que Bonanza gerava na forma como os relacionamentos familiares eram tratados.

Nesta temos uma família formada por um viúvo e três filhos, frutos de relacionamentos diferentes, vivendo no rancho Ponderosa. Com uma visão mais amena e idealizada, ela mostrava um perfeito relacionamento familiar a despeito dos problemas que enfrentavam. A série recebeu diversas críticas na época por negligenciar a realidade. Por isso, em 1967, Dortort lançou Chaparral, um faroeste que apresentava uma relação conflituosa entre pai e filho, o qual afetava os demais membros da família.

Ramos em 'Chaparral' (Foto: NBC/Arquivo)

Ramos em ‘Chaparral’ (Foto: NBC/Arquivo)

Na história, Big John (Leif Erickson) e sua família vivem no rancho Chaparral no território do Arizona na década de 1870. Casado com Annale (Joan Caulfield), ele é pai de Billy Blue (Mark Slade), com quem não consegue manter um bom relacionamento. Quando sua esposa é morta durante um ataque indígena, John se vê obrigado a pedir ajuda ao rancheiro Don Sebastián Montoya (Frank Silvera) para manter suas terras. Montoya só confiará em John se ele for parte de sua família. Assim, John aceita um casamento por conveniência com a filha de Montoya, Victoria (Linda Cristal). Algo que não agrada Blue, tornando a relação dos dois ainda mais difícil.

A nova esposa de John se muda para o rancho levando com ela seu irmão Manolito (Henry Darrow), que tem a missão de assegurar que Victoria está sendo bem tratada, além de ajudar John e o irmão dele, Buck (Cameron Mitchell) a manter o rancho. Ao longo da série, Blue, nome que fora de um cachorro de John, tenta desesperadamente conquistar o amor e o respeito do pai, mas este está mais preocupado em transformar o filho em um homem a sua imagem e semelhança.

Slade deixou o elenco na terceira temporada. Segundo Dortort em entrevistas, a saída do ator foi determinada pela produção, que acreditava que Slade já tinha passado da idade para interpretar um jovem em conflito de gerações com o pai. Na história, Billy Blue deixa o rancho para estudar fora. Mas apesar da preocupação em justificar a saída de Blue, a informação não chegou a ser mencionada nos episódios. Em seu lugar, entrou o ator Rudy Ramos, que interpretou Wind, um mestiço de índio com ideias próprias sobre como deve se comportar ou se relacionar com as pessoas.

Linda em 2014 (Foto: Facebook da atriz)

Linda em 2014 (Foto: Facebook da atriz)

No rancho também trabalhavam vários vaqueiros. Entre eles, Sam Butler (Don Collier) e seu irmão Joe (Bob Hoy), o mexicano Pedro Carr (Roberto Contreras), Reno (Ted Markland), Ira Bean (Jerry Summers) e Vaquero (Rodolfo Acosta).

Em 1970, Silvera faleceu em um acidente em sua casa, sendo substituído por Gilbert Roland, que interpretou o irmão de Montoya, Don Domingo.

A série teve apenas quatro temporadas, rompendo alguns tabus da televisão americana, como o casamento por conveniência ou as relações entre diferentes raças, além de discutir as dificuldades existentes entre as gerações.

Entre os atores do elenco central, apenas cinco ainda estão vivos: Linda Cristal, Mark Slade, Henry Darrow, Rudy Ramos e Don Collier.

Linda está atualmente com 80 anos de idade. Depois de ter se afastado da carreira de atriz na década de 1980, ela trabalhou como agente imobiliária e teve uma empresa de importação e exportação.

Slade em foto recente (Foto: site oficial do ator)

Slade em foto recente (Foto: site oficial do ator)

Aposentada, ela mora em Los Angeles. Confiram a biografia da atriz aqui. Quem desejar, poderá manter contato com ela através do Facebook.

Continua após a publicidade

Slade iniciou sua carreira artística como cartunista, depois que ganhou um concurso promovido pela Walt Disney Company. Um dia, ele substituiu um amigo doente que estava no elenco coadjuvante de uma peça. A partir daí, sua carreira de ator teve início.

Depois que ele deixou o elenco de Chaparral, Slade entrou no circuito de participações especiais. Entre 1974 e 1975, Slade estrelou a série infantil Salty, na qual interpreta Taylor, irmão de Tim, que tem como companheiro uma foca. Slade se afastou da carreira de ator no final a década de 1980, depois de ter se aventurado como roteirista e diretor.

Darrow em 2014 (Foto: Marianne Rittner-Holmes/AlphaDox)

Darrow em 2014 (Foto: Marianne Rittner-Holmes/AlphaDox)

Atualmente com 75 anos, Slade se dedica aos trabalhos como artista gráfico e fotógrafo. Ele também é escritor, tendo publicado dois romances. Slade pode ser encontrado no site de sua galeria.

Darrow já tinha feito diversas participações em séries e filmes quando entrou para o elenco de Chaparral. Ele iniciou sua carreira utilizando seu nome verdadeiro, Enrique Tomás Delgado. Depois de interpretar dezenas de mexicanos e outros latinos, o ator decidiu mudar seu nome para Henry Darrow na esperança de ser chamado para papeis diferentes.

Em função da troca de nomes, Dortort teve dificuldades de localizar o ator. Tendo criado Manolito para ele, Dortort chegou a cogitar Tony Franciosa para o papel quando finalmente conseguiu localizar Darrow.

Ramos em foto recente (Foto: IMDB)

Ramos em foto recente (Foto: IMDB)

Depois do cancelamento de Chaparral, Darrow integrou o elenco de outras séries, como The New Dick Van Dyke Show, Harry O, Zorro and Son (e depois a versão de Zorro da década de 1990), Me and Mom e Santa Barbara, bem como a novela The Bold and the Beautiful.  Ele também foi um convidado frequente em episódios de diversas séries de TV.

Atualmente com 81 anos, Darrow continua atuando no teatro e faz participações esporádicas em filmes, sendo o mais recente Soda Springs, de 2012, ano em que ele lançou sua autobiografia: Henry Darrow: Lightning in the Bottle. O ator também costuma participar de convenções. Darrow pode ser encontrado em seu site oficial.

Ramos estava em início de carreira quando entrou no elenco de Chaparral. Com o fim da série, ele entrou no circuito de participações e, na década de 1980, integrou o elenco de Tiro Certo/Hunter. Além de ator, Ramos também é cantor, tendo gravado um álbum na década de 1970. Atualmente com 64 anos, ele continua atuando, especialmente no teatro. O ator pode ser encontrado em seu site oficial.

Collier em foto recente (Foto: Site oficial do ator)

Collier em foto recente (Foto: Site oficial do ator)

Quando Collier entrou em Chaparral, ele já tinha passado pelo elenco de Outlaws, outra série de faroeste na qual ele interpretou o assistente do xerife. Ele também já tinha feito diversas participações especiais em outras produções, incluindo vários episódios de Histórias do Velho Oeste/Death Valley Days, série antológica.

Com o fim de Chaparral, ele voltou para o circuito de participações, sendo que boa parte das séries eram faroestes. Entre 1989 e 1992, ele integrou o elenco de outro faroeste, The Young Riders.

Atualmente com 86 anos de idade, Collier continua trabalhando como ator, especialmente no teatro e em programas de rádio, bem como em filmes independentes. Ele pode ser encontrado em seu site oficial.

Cliquem nas duas primeiras fotos para ampliar. 

Continua após a publicidade
Publicidade