Clique e assine a partir de 9,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Nova Série – Zen, da Literatura para a TV

Mais um personagem da literatura policial britânica faz sua transição para a televisão. Criado por Michael Dibdin, o Inspetor italiano Aurélio Zen surgiu na década de 1980. Na época, Dibdin vivia na Itália, onde era professor de inglês. Com o título de “Ratking”, o primeiro livro ganhou o prêmio Gold Dagger em 1988, de literatura […]

Por Fernanda Furquim - Atualizado em 21 fev 2017, 08h01 - Publicado em 6 jan 2011, 12h59

Caterina Murino e Rufus Sewell (Foto BBC/Divulgação)

Mais um personagem da literatura policial britânica faz sua transição para a televisão.

Criado por Michael Dibdin, o Inspetor italiano Aurélio Zen surgiu na década de 1980.

Na época, Dibdin vivia na Itália, onde era professor de inglês. Com o título de “Ratking”, o primeiro livro ganhou o prêmio Gold Dagger em 1988, de literatura policial.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, Dibdin escreveu um total de 11 livros estrelados por Zen, sendo que o último, “End Games” foi publicado após sua morte, ocorrida em 2007. Segundo o autor em entrevistas na década de 1990, apesar do sucesso que o personagem fez na Inglaterra, não foi bem recebido na Itália. Também pudera, as histórias giram em torno de Zen, um dos poucos policiais honestos trabalhando em Roma. Enfrentando artimanhas políticas, membros da máfia, e um chefe estressado, Zen tenta realizar seu trabalho da melhor forma possível.

Originalmente batizada de “Aurelio Zen”, a adaptação ficou a cargo de Simon Burke. A primeira temporada da série é composta de três episódios de 90 minutos de duração cada. O primeiro, “Vendetta”, foi exibido pela BBC no dia 2 de janeiro. O segundo, “Cabal”, irá ao ar na Inglaterra no dia 9. A temporada encerra com “Ratking”, no dia 16. Cada episódio tem como base um os livros de Dibdin.

Na primeira história, Zen precisa reabrir um antigo caso, que pode gerar um escândalo político. No segundo episódio, Zen investiga um aparente suicídio, que o leva a se envolver com uma organização secreta chamada Cabal. No último episódio da temporada, Zen investiga um sequestro que envolve uma das famílias mais poderosas da Itália.

Estrelada por Rufus Sewell, da versão americana de “The Eleventh Hour” e da minissérie “Os Pilares da Terra”; a série também traz no elenco a atriz italiana Caterina Murino, que interpreta Tania Moretti, interesse romântico do personagem e assistente do chefe de polícia. O elenco também traz os atores Ben Miles, Stanley Townsend, Catherine Spaak e Francesco Quinn.

Continua após a publicidade

A produção é da Left Bank Pictures em parceria com a BBC Worldwide, Ingenious e Lipsync para os canais BBC, da Inglaterra, RTI, da Itália, PBS, dos EUA, e ZDF, da Alemanha.

Acompanhem aqui o Calendário de Estreias.

No vídeo abaixo, entrevista com Rufus Sewell, que fala sobre a série. No início, preview do primeiro episódio.

Publicidade