Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Netflix estreia ‘The Affair’, criada por Hagai Levi

Hoje, dia 15 de setembro, entrou no catálogo do serviço de streaming Netflix uma série que vale a pena acompanhar. Trata-se de The Affair, criada pelo israelense Hagai Levi, com roteiro de Sarah Treem. Para quem não sabe ou não se lembra, Levi é o criador de BeTipul, série que abriu as portas do mercado internacional para […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 30 jul 2020, 21h50 - Publicado em 15 set 2016, 12h15
The Affair S1-Elenco

(E-D) Helen, Noah, Allison e Cole (Fotos: Showtime/Arquivo)

Hoje, dia 15 de setembro, entrou no catálogo do serviço de streaming Netflix uma série que vale a pena acompanhar. Trata-se de The Affair, criada pelo israelense Hagai Levi, com roteiro de Sarah Treem.

Para quem não sabe ou não se lembra, Levi é o criador de BeTipul, série que abriu as portas do mercado internacional para a produção israelense, e ganhou diversos remakes, entre eles, In Treatment (EUA) e Sessão de Terapia (Brasil).

A história da série é aquela velha conhecida: marido arranja amante, marido troca esposa por amante. O diferencial de The Affair está na forma como ela conta a trajetória dos personagens.

A série apresenta a vida íntima de dois casais que passam pelo processo de separação. Narrada por dois pontos de vista, o feminino e o masculino, a história acompanha a vida de Noah (Dominic West, de The Wire e The Hour), um professor e escritor casado com Helen (Maura Tierney, de Newsradio), com quem tem quatro filhos.

Apesar de ter um bom relacionamento com a esposa, Noah se ressente por depender do dinheiro do sogro. Durante um passeio ele conhece Allison (Ruth Wilson, de Luther), uma garçonete que tenta manter seu casamento com Cole (Joshua Jackson, de Fringe), após a morte do filho. Logo Noah e Allison iniciam um relacionamento amoroso, levando seus respectivos parceiros a sofrerem as consequências.

The Affair S1-6

Cole e Allison

Nos primeiros episódios da série, as mesmas situações são contadas duas vezes. Uma para mostrar a perspectiva de Noah, e a outra a de Allison. Desta forma, o público percebe as diferenças, por vezes pequenas, outras grandes, que ocorrem quando muda o narrador. A repetição de situações não é mantida ao longo da série, sendo substituída por uma história que flui continuamente, mas que muda de narrador de tempos em tempos.

Mas não é só isso. Em determinado ponto, a trama também é dividida entre presente e futuro, ou seja, enquanto acompanhamos o início do relacionamento entre Noah e Allison, vemos as consequências desta relação, bem como as investigações em torno de um acidente de carro que vitimou um dos personagens introduzidos no início da série (leva um tempo para descobrirmos quem morreu).

Este tipo de narrativa, sozinha, não conseguiria sustentar a história se ela não tivesse bons personagens. O mais interessante é acompanhar a forma como cada personagem se vê, que é diferente daquela como os demais os percebem.

Continua após a publicidade

Noah é o típico sujeito egocêntrico que pensa unicamente em sua satisfação pessoal e realização profissional, muito embora se veja como um marido fiel e pai dedicado, que está sempre abrindo mão de seus interesses pelo bem estar de todos. Ao encontrar Allison, ele se coloca como um homem bem intencionado que é seduzido por uma mulher manipuladora. Já Allison se vê como uma mulher insegura e traumatizada, que encontra em Noah um homem seguro de si e que poderá resgatá-la de uma vida depressiva.

Allison e a sogra Cherry

Allison e a sogra Cherry

Em torno dos dois estão Helen e Cole. Ela é uma esposa e mãe controladora, mas que é controlada pelos pais (Kathleen Chalfant e John Doman). Sempre fazendo sua vontade, mesmo quando acha que não está, Helen busca nos pais seu apoio emocional e financeiro, apesar de não ter com eles qualquer relação afetiva. Helen confia cegamente em Noah, razão pela qual a traição do marido a abala profundamente, mesmo não querendo demonstrar. Entre os filhos, quem expressa mais seu sofrimento com a situação dos pais é Whitney (Julia Goldani Telles), uma adolescente ansiosa por conquistar sua independência.

Para Cole, a relação com Allison é mais complicada. Após a morte do filho, ela se tornou uma pessoa mais introspectiva e depressiva, tornando difícil para Cole se aproximar emocionalmente dela, ou mesmo compreender seus atos. Tentando seguir com sua vida após a morte do menino, Cole ainda precisa atender aos interesses de sua própria família (mãe e irmãos), que o mantém muito próximo deles através de seus segredos (aos poucos revelados para o público).

No elenco também estão Mare Winningham (American Horror Story), Jake Siciliano, Jadon Sand, Leya Catlett, Colin Donnell (Chicago Med), Josh Stamberg (Drop Dead Diva), Victor Williams (King of Queens), Michael Godere,  Darren Goldstein (American Odyssey), Danny Fischer e Kaija Matiss, entre outros.

A série está, atualmente, em sua terceira temporada, que estreia nos EUA no dia 20 de novembro pelo canal Showtime. No Brasil, o Netflix oferece, por enquanto, apenas a primeira. Antes da estreia pelo serviço de streaming, a série chegou a ter seu lançamento DVD programado para este mês de setembro, pela Paramount. Mas este foi adiado por tempo indeterminado.

Bem recebida pela crítica e pelo público, The Affair já ganhou três prêmios Golden Globe, um de de melhor série, outro para Tierney e outro para Wilson, sendo que a primeira está indicada este ano à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante de Série Dramática do Emmy, que realizará sua cerimônia de entrega do prêmio no próximo domingo, dia 18 de setembro.

Cliquem nas fotos para ampliar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_CZ-yIdU_gI?feature=oembed&w=500&h=281%5D

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade