Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Nova Temporada Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fernanda Furquim
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Mudanças no Blog

Postagem atualizada no dia 24 de agosto. Aqueles que acompanham meus trabalhos aqui no Nova Temporada já notaram que o blog mudou seu visual. Esta foi uma decisão tomada pela empresa para padronizar os blogs oferecidos neste espaço, tornando-os mais acessíveis também para quem utiliza celular. Com a mudança, o visual ficou mais enxuto, especialmente no que se […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 00h39 - Publicado em 22 ago 2015, 18h41
O Gato Félix em cena do filme 'Astronomeous' (Foto: First National Pictures/Warner Brothers)

O Gato Félix em cena do filme ‘Astronomeous’ (Foto: First National Pictures/Warner Brothers)

Postagem atualizada no dia 24 de agosto.

Aqueles que acompanham meus trabalhos aqui no Nova Temporada já notaram que o blog mudou seu visual. Esta foi uma decisão tomada pela empresa para padronizar os blogs oferecidos neste espaço, tornando-os mais acessíveis também para quem utiliza celular.

Com a mudança, o visual ficou mais enxuto, especialmente no que se refere à lista de categorias. Vocês devem se lembrar que antes existia na coluna à direita uma lista com 107 categorias.

Elas foram reduzidas a oito, que são as principais tratadas aqui no Blog. Isto não significa que as categorias anteriores não existam mais. Elas foram condensadas nestas oito.

As categorias foram distribuídas da seguinte forma:

1 – Calendário (ficou igual, com as postagens que estavam na categoria Calendário de Estreias)

Continua após a publicidade

2 – Cancelamentos (traz as postagens que estavam nas categorias Séries Canceladas e Séries Encerradas)

3 – Falecimentos (ficou igual, com as postagens que estavam na categoria Falecimentos)

4 – DVDs (ficou igual, com as postagens que estavam na categoria Lançamentos em DVD)

5 – Opinião (traz as postagens que estavam nas categorias Opinião e Top 10)

6 – Renovações (ficou igual, com as postagens que estavam na categoria Séries Renovadas)

Continua após a publicidade

7 – Séries (esta é a que condensou o maior número de categorias. Aqui estão aglomeradas as postagens que estavam nas categorias Atores, Atores Convidados, Calçada da Fama, Capas de Revistas, Cartazes, ComicCon, Convenções, Curiosidades, Desenhos, Dublagens, Entrevistas, Eventos, Galeria de Fotos, Imagens de Bastidores, Internet, Livros, Minisséries, Por Onde Andam?, Processos e Prisões, Remakes, Spinoff, Spoilers, Trailers, Versão Cinematográfica, Versão em Quadrinhos, Versão Teatral, Versão Televisiva e Webseries-Websodios, além das postagens que estavam divididas nas categorias de Séries por décadas e Séries por países)

8 – Televisão (traz as postagens que estavam divididas nas categorias Audiência, BAFTA Awards, Documentários, Emmy Awards, Golden Globe, Greve, Projetos e Pilotos, Prêmios, Produtoras, Produtores, SAG Awards, TCA Awards, Televisão e WGA Awards).

Através das oito categorias localizadas no início da página (logo abaixo da descrição do blog) é possível encontrar todas as matérias já publicadas no Blog, com exceção de algumas mais antigas, que pertenciam ao blog TV Séries, o qual eu publicava antes de migrar para a VEJA. Estas postagens já não estavam sendo puxadas através das categorias anteriores, porque faltava definir suas respectivas categorias. Algo que fui deixando para fazer depois e que agora será feito, manualmente. Por isso, peço um pouco de paciência.

Muitos leitores gostavam de pesquisar o blog através das categorias que traziam as séries divididas por décadas ou por países (ou por qualquer outra categoria), e podem achar cansativo ter que procurá-las dentro da categoria Séries. Para vocês, e para aqueles que têm pressa de ir direto ao que interessa, existe a opção de pesquisa através da tag ou pelas antigas categorias. 

A pesquisa pelas antigas categorias pode ser feita da seguinte forma: completar o endereço do blog com o nome das categorias que existiam antes. Por exemplo:

Continua após a publicidade

https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/series-anos-1970-1979/
https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/series-noruega/
https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/top-10/

Lembrando que os nomes digitados após a barra do temporadas precisam ser separados com hífen, como mostrei no exemplo. Para pesquisar por outros países basta substituir Noruega pelo país que deseja. Se existir alguma postagem de produções deste determinado país, ela aparecerá na pesquisa. O mesmo vale para séries por décadas. Substitua a década de 1970 por outra. Este recurso funciona apenas para as matérias publicadas até agosto deste ano, porque as novas já estão entrando dentro das oitos categorias agora listadas.

Para que uma pesquisa filtrada inclua todas as matérias publicadas, existe a opção da busca pela tag, que inclui as categorias anteriores, bem como os nomes de séries e canais. As tags são os links que aparecem no final de cada postagem, que coloco sempre que publico uma nova matéria (esta, por exemplo, traz as tags Nova Temporada e Navegação no blog).

Quem já estiver dentro de uma postagem de uma determinada série, poderá clicar em uma das tags para acessar as demais postagens com a mesma categoria. Mas, quem não quiser entrar em uma postagem específica para acessar uma determinada categoria, basta colocar no endereço do blog a tag que deseja acessar.

Por exemplo:

Continua após a publicidade

https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/rectify
https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/mad-men

Para procurar outras séries (ou canais), substitua Rectify e Mad Men pelos títulos de outras produções.

Pela tag também dá para procurar por séries produzidas na Dinamarca ou na Inglaterra.

Exemplos:

https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/series-inglaterra
https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/series-dinamarca

Continua após a publicidade

Para pesquisar por outros países basta substituir Inglaterra ou Dinamarca por aquele que deseja (não esqueça o hífen).

O mesmo vale para outros tipos de pesquisa.

Exemplos de pesquisa pela década produzida:

https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/series-anos-1960-1969
https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/series-anos-2010-2019

Este é um recurso que já existia no blog antes (e que existe em todos os sites que utilizam tags, sejam eles nacionais ou internacionais). A diferença é que, antes, eu não colocava a tag de categorias específicas (por exemplo: Séries Anos 2000-2009), apenas tags com o nome das séries e seus respectivos canais. Por isso, no momento, apenas as pesquisas por nomes de séries ou canais puxarão todas as postagens disponíveis.

Para que todas as categorias anteriores possam ser acessadas via pesquisa de tag, precisarei colocá-las manualmente, postagem por postagem. Já comecei a fazer isso, mas vai levar mais algumas semanas para completar a tarefa, já que o blog tem hoje um total de 15.356 postagens (das quais cerca de sete mil foram publicadas no blog TV Séries). Por isso, peço um pouco de paciência.

perguntasComo saber o nome das antigas categorias para poder fazer a pesquisa? Os nomes foram listados neste texto, no terceiro parágrafo. Além deles existem também as categorias por décadas, que são escritas da seguinte forma: Séries Anos 1950-1959; Séries Anos 1960-1969; Séries Anos 1970-1979; Séries Anos 1980-1989; Séries Anos 1990-1999; Séries Anos 2000-2009 e Séries Anos 2010-2019, sendo que, ao ultrapassar o ano de 2019, será aberta a tag Séries Anos 2020-2029, e assim por diante. Lembrando que não se deve utilizar acentuação na hora de digitar o endereço.

A categoria Desenhos aparecerá nas tags como Séries Animadas; a de Prêmios aparece como Premiações; a de Pilotos de Séries como Projetos e Pilotos. Informo que também foram abertas as tags Séries Estados Unidos e Minisséries Anos 2010-2019, para quem deseja limitar sua busca. O blog não tinha estas categorias específicas, portanto, elas não aparecerão na pesquisa por categoria. Tal como as demais, elas também estão sendo incluídas aos poucos nas matérias mais antigas. Minisséries produzidas em outras décadas também receberão uma tag própria.

Além destas três formas de pesquisas (as oito categorias, pelas categorias anteriores e as tags) também existe a alternativa do botão ‘Search‘, que agora abrange todo o site (antes ele estava restrito ao blog). O botão de pesquisa se encontra bem no alto da página, à esquerda.

Em relação à demora para entrar em uma postagem, isto já ocorria antes, mas somente era percebida por aqueles que faziam pesquisas no blog e precisavam clicar em cada matéria da pesquisa. A lentidão ocorre porque eu utilizo imagens de alta definição em cada postagem, tanto para ilustrar as matérias quanto para a Galeria de Fotos, bem como os Cartazes. A partir do dia 24 de agosto reduzirei o tamanho das fotos disponibilizadas, na tentativa de tornar o acesso a cada postagem mais rápido.

O conteúdo do blog não sofreu alterações com relação ao que estava sendo publicado anteriormente. Mas, por decisão minha, estou modificando dois tipos de postagens que fazia antes. Há duas semanas que não publico mais a lista de Atualização de Elencos. Informações sobre a contratação de atores serão divulgadas no blog através de postagens específicas como esta e esta, ou através de matérias específicas sobre a temporada/série, como esta.

Outra postagem que sofrerá alterações é a lista de Novos Projetos e Pilotos. Considerando a enorme quantidade de projetos que são desenvolvidos por ano (tanto em rede aberta quanto por canais a cabo e agora sites de streamings), muitos dos quais não são produzidos, estou limitando as postagens àqueles que já ganharam a encomenda de um piloto para avaliação (ou projetos cujos contratos obrigam os canais a encomendar o piloto). Também entrarão nestas postagens aqueles relacionados às minisséries (que normalmente são aprovados sem ganhar a encomenda de um piloto) e projetos independentes que já tenham iniciado sua pré-produção para ser oferecido a canais internacionais.

Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas que possam ter surgido com relação à navegação no blog. Caso tenham mais alguma dúvida, farei o possível para responder nos comentários, onde vocês também poderão deixar sugestões, reclamações ou elogios, se assim o desejarem.

Para aqueles que desejarem me seguir no facebook ou twitter, existem os links de acesso para as minhas páginas nestas redes sociais. Eles estão localizados ao lado do meu nome, no alto da página.

Um bom final de semana para todos!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.