Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre Ralph Waite, ator de ‘A Família Walton’

Conhecido pela série A Família Walton/The Waltons, onde interpretou o pai da família, o ator Ralph Waite faleceu no dia 13 de fevereiro, aos 85 anos de idade, de parada cardíaca. Nascido no dia 22 de junho de 1928, Waite trabalhou como assistente social, foi Ministro da igreja Presbiteriana durante quatro anos e editor de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h17 - Publicado em 14 fev 2014, 09h27
Ralph Waite em 1980 (Foto: Getty)

Ralph Waite em 1980 (Foto: Getty)

Conhecido pela série A Família Walton/The Waltons, onde interpretou o pai da família, o ator Ralph Waite faleceu no dia 13 de fevereiro, aos 85 anos de idade, de parada cardíaca.

Nascido no dia 22 de junho de 1928, Waite trabalhou como assistente social, foi Ministro da igreja Presbiteriana durante quatro anos e editor de uma publicação religiosa antes de se tornar ator.

Em entrevistas realizadas na década de 1970 para o Los Angeles Times, Waite chegou a dizer que não se considerava um homem religioso. Seu interesse nessa área era o de realizar atividades que pudessem levar justiça social a quem precisava. Um dia, acompanhando um amigo a uma aula de interpretação, Waite decidiu se tornar ator. Assim, aos 32 anos de idade, ele mudou de carreira.

Waite estreou na Broadway em 1960, com a peça Blues For Mister Charlie. Ao longo de oito anos, ele atuou em diversas montagens nos EUA e na Inglaterra. Ele estreou no cinema no final da década de 1960, atuando em filmes como Rebeldia Indomável e O Último Verão, entre outros.

O ator começou a fazer trabalhos na TV na mesma época. Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de Hawk, Bonanza, Nichols, Assassinato por Escrito, Time Trax, Orleans, remake de Quinta Dimensão, O Desafio/The Practice, Cane, Arquivo Morto/Cold Case, The Cleaner, CSI, Grey’s Anatomy e Off The Map.

Waite em 2012 (Foto: FilmMagic)

Waite em 2012 (Foto: FilmMagic)

Waite também teve participações recorrentes em Crime em Primeiro Grau/Murder One, Carnivàle, NCIS e Bones. Nestas duas últimas, ele interpretou o pai de Gibbs (Mark Harmon) e o avô de Booth (David Boreanaz). Ele também integrou o elenco da minissérie Raízes, pela qual foi indicado ao Emmy em 1977.

O sucesso veio com  A Família Walton/The Waltons, que acompanhava a luta de uma numerosa família vivendo no período da Grande Depressão americana. A série ressaltou a importância do amor e da união familiar para vencer os desafios da vida. Seu sucesso fez surgir outra produção que explorou a mesma narrativa, Os Pioneiros/Little House on the Prairie, atualmente em exibição no canal TCM.

A série surgiu do filme, Nove Irmãos/Spencer’s Mountain, de 1963, que por sua vez era uma adaptação do livro de Earl Hammer Jr. Estrelado por Henry Fonda e Maureen O’Hara, o filme apresentava a vida da família Spencer vivendo nas montanhas, onde passavam por problemas e dificuldades.

Continua após a publicidade

Em 1971, a história da família migrou para a televisão, com o telefilme Venha Passar o Natal Conosco Papai/The Homecoming – A Christmas Story. A história conta a vida da família Walton, vivendo nas montanhas da Virgínia. Estrelada por Andrew Duggan e Patricia Neal, a produção serviu de piloto para a série. A audiência deste telefilme levou a Lorimar Productions a convencer a CBS a dar continuidade às histórias da família Walton. Assim surgiu a série, produzida entre 1972 e 1981, apresentando situações que envolviam a família e os moradores da cidade mais próxima. Waite assumiu o papel que foi de Fonda e Duggan.

Depois de nove temporadas, a série chegou ao fim em 1981. Mas entre 1982 e 1997, os atores voltariam a se reunir em seis telefilmes: A Wedding on Waltons’ Mountain, Mother’s Day on Walton’s Mountain, A Day for Thanks on Walton’s Mountain, A Walton Thanksgiving Reunion, A Walton Wedding e A Walton Easter.

'A Família Walton' em 1974. (Foto: CBS/Arquivo).

‘A Família Walton’ em 1974. (Foto: CBS/Arquivo).

Os atores de 'A Família Walton' em 2011. (E-D) Lee Purcell, David W. Harper, Jon Walmsley, Kami Cotler, Michael Learned, Ralph Waite, Mary McDonough, Eric Scott, Judy Norton e Cissy Wellman. (Foto: FilmMagic)

Os atores de ‘A Família Walton’ em 2011. (E-D) Lee Purcell, David W. Harper, Jon Walmsley, Kami Cotler, Michael Learned, Ralph Waite, Mary McDonough, Eric Scott, Judy Norton e Cissy Wellman. (Foto: FilmMagic)

Na época em que atuava na série, Waite era alcoólatra. A Família Walton teria provocado uma mudança no comportamento do ator, que largou a bebida. Posteriormente, trabalhou como voluntário do ABC Alcohol and Recovery Center em Indio, Califórnia, chegando a se tornar membro da diretoria e depois Presidente.

Waite também estrelou a série The Mississippi, produzida entre 1982 e 1984. Na história, ele interpreta um advogado criminalista aposentado que viaja pelo rio Mississippi de barco. Mas a cada parada ele encontra alguém que precisa de um bom advogado de defesa.

Interessado em política, o ator concorreu duas vezes a uma cadeira no Congresso Americano. A primeira em 1990 e a segunda vez em 1998. Em 2010, após quase 30 anos afastado da igreja, o ator voltou a atuar como Ministro da igreja Presbiteriana.

Waite foi casado três vezes. A primeira com Beverly Waite, entre 1951 e 1966, com quem teve duas filhas, Kathleen e Suzanne. A segunda união foi com a atriz Kerry Shear Waite, entre 1977 e 1981. Os dois primeiros casamentos terminaram em divórcio. Desde 1984 Waite era casado com Linda East. Ele se tornou padrasto do filho dela, o ator Liam Waite, que adotou seu sobrenome.

Waite com Mark Harmon em 'NCIS' (Foto: CBS/Arquivo)

Waite com Mark Harmon em ‘NCIS’ (Foto: CBS/Arquivo)

 [youtube https://www.youtube.com/watch?v=Aj1mkcpNHiQ&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade

Publicidade