Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o ator Michael Ansara

Postagem atualizada no dia 3 /08/ 2013 para incluir informações sobre a causa da morte do ator.  Quem assiste TV há mais tempo vai se lembrar de alguma participação que Michael Ansara fez ao longo de sua carreira.  Ator convidado em dezenas de séries produzidas entre 1950 e 2000, Ansara costumava interpretar índios e vilões […]

Michael Ansara em 1969 em episódio de ‘O Rei dos Ladrões’ (Foto: ABC)

Postagem atualizada no dia 3 /08/ 2013 para incluir informações sobre a causa da morte do ator. 

Quem assiste TV há mais tempo vai se lembrar de alguma participação que Michael Ansara fez ao longo de sua carreira.  Ator convidado em dezenas de séries produzidas entre 1950 e 2000, Ansara costumava interpretar índios e vilões de diferentes nacionalidades.

Ele também é conhecido como o primeiro marido de Barbara Eden, com quem atuou em episódios de Jeannie é um Gênio. Em um deles, ele foi o temível Blue Djin, responsável por aprisionar a gênia na garrafa. Ele também era o Comandante Kang, um Klingon que surgiu em Jornada nas Estrelas clássica, retornando em episódios de A Nova Missão e Voyager.

O ator faleceu no dia 31 de julho, aos 91 anos de idade. A notícia foi divulgada esta manhã pelo Hollywood Reporter. Segundo Michael B. Druxman, o assessor de imprensa de Ansara ao jornal LA Times, o ator faleceu de complicações causadas pelo Mal de Alzheimer.

Ansara nasceu no dia 15 de abril de 1922 na Síria, mas cresceu em Massachusetts, EUA. Mais tarde, vivendo em Los Angeles, Ansara pensou em seguir a carreira de médico. Nesta época, para combater a timidez, ele começou a fazer cursos de teatro, o que o levou a querer ser ator.

Michael como Blue Djin em ‘Jeannie é um Gênio’ (Foto: NBC/Reprodução )

Após servir na 2ª Guerra Mundial, Ansara estreou na TV na década de 1950. Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de O Cavaleiro Solitário, Alfred Hitchcock Apresenta, Lanceiros de Bengala, Cidade Nua, O Homem do Rifle, O Rebelde, Os Intocáveis, Viagem ao Fundo do Mar, A Caravana, A Lei de Burke, Perry Mason, Quinta Dimensão, O Marcado, A Escuna do Diabo, Ben Casey, O Agente da UNCLE, A Garota da UNCLE, Perdidos no Espaço, A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, O Homem de Virgínia, Jornada nas Estrelas, Daniel Boone, Cavalo de Ferro, Gunsmoke, O Fugitivo, O Túnel do Tempo, Tarzan, Cowboy na África, O Rei dos Ladrões, E As Noivas Chegaram, Chaparral, Terra de Gigantes, Os Audaciosos, Lancer, Mod Squad, Carro da Morte, Havaí 5-0, São Francisco Urgente, Missão: Impossível, Casal McMillan, Nakia, Os Novos Centuriões, Costa Brava, Arquivo Confidencial, Kojak, Vega$, Buck Rogers, Os Grandes Heróis da Bíblia, A Ilha da Fantasia, Chips, Carga Dupla, Tiro Certo, Cara ou Coroa, Duro na Queda, Mike Hammer, Assassinato por Escrito, Babylon 5, Jornada nas Estrelas: a Nova Missão, Jornada nas Estrelas: Voyager e a minissérie A Saga do Colorado, entre outras produções. O ator também foi diretor de episódios de Jeannie é um Gênio.

(E-D) Bobby Sherman, Robert Brown e Michael Ansara à direita em ‘E as Noivas Chegaram’ (Foto ABC)

Barbara Eden e Michael Ansara em 1965 (Foto: Getty)

Entre 1956 e 1958, Ansara estrelou a série de faroeste Broken Arrow, versão televisiva do filme Flechas de Fogo, da Fox, estrelado por James Stewart. Na série, ele interpreta Cochise, um índio apache que se torna amigo de Tom Jefford (John Lupton), agente do governo encarregado de manter contato com as tribos indígenas.

Entre 1959 e 1960, Ansara estrelou sua segunda série, Law of Plainsman, spinoff de O Homem do Rifle, na qual ele voltou a interpretar um índio apache, educado em Harvard, que trabalha como assistente do xerife em uma cidade do interior.

Em 1955, Ansara se casou com Jean Byron, que ficaria conhecida como a mãe de Patty na sitcom The Patty Duke Show. Os dois se divorciaram no ano seguinte.

Na época em que atuava em Broken Arrow, Ansara conheceu Barbara Eden, através de um encontro arranjado pelo departamento de publicidade da 20th Century Fox. Os dois se casaram em 1958. Em 1965 nasceu o único filho de Michael e Barbara, Matthew Ansara, que faleceu em 2001, vítima de overdose. O casamento terminou em divórcio em 1974.

Em 1977, ele se casou com a atriz Beverly Kushida, com quem ainda vivia.

Cliquem nas fotos para ampliar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Iman

    Grande ator, excelentes suas participações nas séries de Irwin Allen, em O Desafio de Perdidos no Espaço, como o dirigente ao lado de Kurt Russel, em Túnel do Tempo como o militar no comando do Túnel do Tempo dos anos 1950, excelentes roteiros para um excelente ator convidado!
    Muito boa tb sua participação como o vilão fanático religioso no filme Viagem ao Fundo do Mar, que deu origem a premiada série!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Arquimedes Estrázulas Pires

    Dublei o Michael Ansara em diversos filmes, nos idos tempos da A.I.C., São Paulo(anos de 1960 – 1970), em filmes onde interpretava personagens índios; aliás, ele os interpretava com maestria. Só não o dublei em episódios da Série Daniel Boone, quando ele participava de um, porque aí eu dublava Fess Parker, que interpretava o próprio Daniel Boone. Que tenha o bom e merecido lugar nos planos mais Altos!

    Curtir

  3. Comentado por:

    carlos alberto bezerra da silva

    sempre gostei dos trabalhos de Michael Ansara e espero que agora ele tenha o repouso merecido.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Cassio

    A morte de Michael Ansara foi um descanso para ele que, segundo informações, sofria muito com a demência e suas complicações. Sua imagem ficará sempre marcada na história da TV americana. E a única coisa menos triste nisto tudo é a presença do comentário do grande Arquimedes Pires dublador de Daniel Boone. As minhas homenagens a esta grande figura que brilhou na AIC-São Paulo (junto com Carlos Alberto Vaccari,Áurea Maria, Silvio Matos e outros tantos daquela inesquecível Casa de Dublagem). R.I.P. Sr.Ansara e um grande abraço sr.Arquimedes.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Herminia

    Grande ator,inesquecível presença em varias series,pêsames a família .
    Que esteja em paz.Valeu Michael.

    Curtir

  6. Comentado por:

    jose ricardo

    grande ator sua presença em qualquer serie era um acrescimo,gostaria de saber se ele teve outros filhos? e se participava das convençoes nos eua?

    Curtir