Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre o ator Geoffrey Lewis

Ator convidado em séries produzidas entre 1970 e 2000, Geoffrey Lewis faleceu no dia 7 de abril, aos 79 anos de idade, de causas naturais, segundo divulgado pelo Variety. A filha de Geoffrey, a também atriz Juliette Lewis, manifestou seu pesar em sua página no Instagram. Geoffrey nasceu no dia 31 de julho de 1935, […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 15h36 - Publicado em 8 abr 2015, 15h56
Geoffrey Lewis (Foto: IMDB)

Geoffrey Lewis (Foto: IMDB)

Ator convidado em séries produzidas entre 1970 e 2000, Geoffrey Lewis faleceu no dia 7 de abril, aos 79 anos de idade, de causas naturais, segundo divulgado pelo Variety. A filha de Geoffrey, a também atriz Juliette Lewis, manifestou seu pesar em sua página no Instagram.

Geoffrey nasceu no dia 31 de julho de 1935, em San Diego. Estudou arte dramática na Plymouth Theater, em Massachusetts, por indicação de um professor, e na Neighborhood Playhouse, de Nova Iorque. Ele iniciou carreira no teatro, com montagens regionais e off-Brodway. Na década de 1970, ele fez sua estreia no cinema e na TV, onde fez participações em diversas séries.

Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de Bonanza, Chaparral, Os Audaciosos, Longstreet, Mannix, Smith & Jones, Missão: Impossível, Gunsmoke, Cannon, Mod Squad, Kung Fu, A Família Walton, SWAT, Starsky & Hutch, São Francisco Urgente, Harry O, Os Novatos, Alice, McCloud, Police Woman, Ark II, Laverne & Shirley, Hunter, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Havaí 5-0, Quark, Mork & Mindy, Homem Aranha, Um Homem Chamado Sloane, Barnaby Jones, As Aventuras de B.J., Lou Grant, Brett Maverick, Os Pioneiros, After Mash, Trovão Azul, O Homem que Veio do Céu, Duro na Queda, Spencer For Hire, Scarecrow and Mrs. King, Magnum, Esquadrão Classe A, Histórias Maravilhosas, Profissão: Perigo/MacGyver, Designing Woman, As Supergatas, Paradise, In The Heat of The Night, Falcon Crest, Walker Texas Ranger, Assassinato por Escrito, Arquivo X, Pensacola, Odyssey 5, Dawson’s Creek, Nip/Tuck, Arquivo Morto, Law & Order: CI, Las Vegas, Fat Actress, My Name is Earl, Mentes Criminosas, House e a minissérie A Saga do Colorado, entre outras.

Em cena da sitcom 'Flo', na década de 1980. (Foto: CBS/Arquivo)

Em cena da sitcom ‘Flo’, na década de 1980. (Foto: CBS/Arquivo)

Continua após a publicidade

O ator esteve no elenco regular de três séries. Entre 1980 e 1981, ele integrou o elenco de sua primeira série, a sitcom Flo, spinoff de Alice. Na história, que girava em torno da vida de uma garçonete, Geoffrey interpretou o barman Earl Tucker. O ator foi indicado ao Golden Globe por este trabalho. Em 1983, ele esteve em Gun Shy, outra série de curta duração. Esta comédia de faroeste acompanhou a vida de Russell (Barry Van Dyke), um jogador de pôquer que ganha duas crianças em um jogo. Geoffrey interpretou Amos, amigo de Russell. Entre 1995 e 1996 ele estrelou Land’s End, ao lado de Fred Dryer (Tiro Certo). Na história, ele era o amigo de Mike, um ex-policial que se torna detetive particular em Cabo San Lucas.

Lewis2010

Geoffrey em 2010 (Foto: Tleopold-Globephotos)

No cinema, ele esteve em vários filmes estrelados por Clint Eastwood, entre eles, O Estranho Sem Nome, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal, Doido para Brigar…Louco para Amar, O Último Golpe, Punhos de Aço – Um Lutador de Rua, Cadillac Cor-de-Rosa e Bronco Billy. Ele também esteve em Quando as Águias Se Encontram, O Passageiro do Futuro, Maverick, Duplo Impacto, Rejeitados pelo Diabo, Almas Condenadas, À Sangue Frio, O Homem Sem Face e A Assassina, entre outros.

Além de ator, Geoffrey também era músico, tendo se apresentado em shows ao lado do compositor Geoff Levin, com quem formou o grupo Celestial Navigations.

Geoffrey foi casado duas vezes. A primeira com Glenis Duggan, entre 1973 e 1975, com quem teve três filhos. Em 1976, ele se casou com Paula Hochhalter, com quem ainda vivia. Além de Juliette Lewis, Geoffrey também é pai dos atores Dierdre Lewis, Lightfield Lewis, Peter Lewis e Matthew Lewis, bem como da produtora Brandy Lewis.

Geoffrey foi membro da igreja da Cientologia, a quem creditou sua carreira bem sucedida.

Continua após a publicidade

Publicidade