Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre Jerry Doyle, ator de ‘Babylon 5′

O ator Jerry Doyle, mais conhecido pelos fãs de série como Michael Garibaldi, de Babylon 5, faleceu no dia 27 de julho, aos 60 anos de idade, em sua casa em Las Vegas. A causa da morte ainda não foi divulgada. Uma autópsia será realizada nos próximos dias. A notícia foi divulgada por sua família […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 30 jul 2020, 22h13 - Publicado em 28 jul 2016, 21h32

JerryDoyle O ator Jerry Doyle, mais conhecido pelos fãs de série como Michael Garibaldi, de Babylon 5, faleceu no dia 27 de julho, aos 60 anos de idade, em sua casa em Las Vegas. A causa da morte ainda não foi divulgada. Uma autópsia será realizada nos próximos dias. A notícia foi divulgada por sua família na página do Twitter do ator.

Doyle é o quinto ator do elenco regular de Babylon 5 que falece. Os primeiros foram Richard Biggs (2004), Andreas Katsulas (2006), Jeff Conaway (2011) e Michael O’Hare (2012).

O ator nasceu no dia 16 de julho de 1956, em Nova Iorque, sendo adotado aos seis meses de idade por um oficial de polícia e sua esposa, uma dona de casa. Ele cresceu em New Jersey, onde praticou basquete e futebol americano. Em 1978, Doyle se formou em Aeronáutica pela Embry-Riddle Aeronautical University.

Ele iniciou sua vida profissional como piloto de uma empresa aérea, mudando mais tarde para corretor de ações em Wall Street. Após dez anos atuando nessa área, Doyle se mudou para Los Angeles, onde passou a investir em uma carreira de ator.

Ao longo de sua carreira, ele foi visto em participação especial em episódios de A Gata e o Rato/Moonlighting, Reasonable Doubts, Homefront, Renegado, Martial Law, Sliders, Barrados no Baile/90210, JAG, Nova Iorque Contra o Crime/NYPD Blue e, mais recentemente, em Republic of Doyle.

Elenco de 'Babylon 5'

Elenco de ‘Babylon 5′

Continua após a publicidade

O sucesso veio com Babylon 5, produzida entre 1994 e 1998. Criada por J. Michael Straczynski, a história é situada no futuro, período em que a Terra, com um governo unificado, tenta manter a paz com outros planetas da galáxia. Babylon 5 é uma estação espacial pela qual passam diplomatas de diferentes planetas e raças, empresários, refugiados e outros.

Doyle em 2016 (Foto via Epic

Doyle em 2016 (Foto via EpicTimes)

Doyle interpretou o Chefe de Segurança da estação, Michael Garibaldi. Após o cancelamento da série, Doyle retornou ao personagem em mais dois dos seis telefilmes produzidos. Babylon 5 também gerou uma spinoff, Crusade, com uma temporada produzida em 1999.

No final da década de 1990, Doyle começou a atuar como apresentador de programas de rádio. Em 2012, ele assumiu o comando do The Savage Nation, um programa de conteúdo político. Ele também apresentou seu próprio programa, The Jerry Doyle Show, pela Talk Radio Network.

Em paralelo, Doyle chegou a ter uma produtora, com a qual oferecia filmes independentes e programas de cunho histórico. Em 2000, o ator disputou as eleições para o Congresso, pelo partido Republicano da Califórnia. Em 2013, Doyle lançou a EpicTimes, uma plataforma de notícias.

Entre 1995 e 1997, Doyle foi casado com a atriz Andrea Thompson, que trabalhou com ele em Babylon 5.

Cliquem nas fotos para ampliar.

Continua após a publicidade
Publicidade