Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Lembram de Gemini Man?

Sam Casey (Ben Murphy) é um mergulhador especializado em resgates submarinos. Quando um navio em que trabalha é incumbido pelo governo de resgatar uma cápsula perdida no mar, contendo uma avançada arma secreta, Sam e um grupo de mergulhadores são escolhidos para executar o resgate. Porém, entre eles, encontra-se um sabotador com o objetivo de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 10h11 - Publicado em 13 nov 2011, 11h51

(E-D) Richard Dysart, Ben Murphy e Katherine Crawford no filme piloto

Sam Casey (Ben Murphy) é um mergulhador especializado em resgates submarinos.

Quando um navio em que trabalha é incumbido pelo governo de resgatar uma cápsula perdida no mar, contendo uma avançada arma secreta, Sam e um grupo de mergulhadores são escolhidos para executar o resgate.

Porém, entre eles, encontra-se um sabotador com o objetivo de destruir a cápsula.

No momento em que a cápsula explode, apenas Sam estava por perto. À beira da morte, ele é levado ao hospital onde, posteriormente , descobre estar invisível.

Sua estrutura molecular foi afetada, levando-o a esta condição para o resto da vida. Para mantê-lo vivo, a Dra. Abby (Katherine Crawford) desenvolve um estabilizador de DNA em miniatura, na forma de um relógio de pulso, o qual possibilita Sam se manter visível. Para se tornar invisível novamente, ele precisa ativar o relógio do estabilizador, que marcará os 15 minutos por dia que ele pode ficar nesta condição. Caso ele ultrapasse esse tempo, Sam pode morrer.

Assim, Casey passa a trabalhar como agente secreto para a Intersect, agência governamental comandada por Leonard Dryscoll (William Sylvester, que substituiu Richard Dysart, intérprete do personagem no episódio piloto).

Criada por Leslie Stevens (Quinta Dimensão/The Outer Limits), Harve Bennett (O Homem de Seis Milhões de Dólares) e Steven Bochco (Chumbo Grosso/Hill Street Blues), “Gemini Man” foi a terceira adaptação nesse formato da obra de H. G. Wells, “O Homem Invisível”, de 1897. As duas primeiras foram “O Homem Invisível”, produção inglesa de 1958 e a versão da NBC de 1975.

Exibida entre setembro e outubro de 1976, a série surgiu de um filme piloto exibido em maio do mesmo ano. Com apenas 12 episódios produzidos (somando o filme), “Gemini Man” foi produzida para substituir “O Homem Invisível”, série com David McCallum, que foi cancelada com apenas 13 episódios em janeiro de 1976.

Continua após a publicidade

Ben Murphy como Sam Casey

Mas “Gemini Man” teve um tempo de duração menor, já que foi cancelada com apenas seis episódios exibidos, perdendo a disputa na audiência para as séries “Os Waltons” e “Barney Miller.

A série completa somente iria ao ar nos EUA quando canais regionais começaram a reprisar a produção.

Produzida pela Universal, a série reaproveitou roteiros de outras produções do estúdio. O episódio “Sam Casey, Sam Casey”, escrito por James D. Parriott, é uma adaptação feita pelo próprio roteirista do episódio “Imagem no Espelho”, de “A Mulher Biônica”.

Nesta produção, uma mulher chamada Lisa Galloway sofre uma intervenção cirúrgica para se tornar a sósia de Jaime Sommers, sem saber de seus poderes biônicos. Mais tarde, Jaime toma o lugar dela.

O mesmo ocorre com Sam. Uma pessoa toma seu lugar sem saber de seu poder de invisibilidade. Ao ser descoberto, morre em um acidente e o verdadeiro Sam Casey assume a identidade do espião. Na cena em que Sam entra em contato com o chefe do impostor, os diálogos são exatamente os mesmos!

Em 1981, os produtores reeditaram os episódios “Smithereens” e “Buffalo Bill Rides Again” para formar o telefilme “Riding With Death”.

Cliquem nas fotos para ampliar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hTWLDa5DnpQ&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade