Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Hoje Tem Golden Globe 2012

A cerimônia de entrega do prêmio Golden Globe terá transmissão ao vivo pelo canal TNT a partir das 23h, tendo como mestre de cerimônias o comediante Ricky Gervais. A chegada dos artistas terá início às 22h. O prêmio é oferecido pela The Hollywood Foreign Press Association, ou seja, correspondentes internacionais que trabalham na indústria do […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h02 - Publicado em 15 jan 2012, 12h04

Ricky Gervais

A cerimônia de entrega do prêmio Golden Globe terá transmissão ao vivo pelo canal TNT a partir das 23h, tendo como mestre de cerimônias o comediante Ricky Gervais. A chegada dos artistas terá início às 22h.

O prêmio é oferecido pela The Hollywood Foreign Press Association, ou seja, correspondentes internacionais que trabalham na indústria do entretenimento americano. Formada por cerca de 84 membros, entre eles duas brasileiras, a Associação costuma realizar a entrega de seu prêmio antes da Academia de Cinema, levando a estabelecer uma prévia para os indicados e vencedores do Oscar.

A entrega do Golden Globe teve início na década de 1950, sendo que as categorias televisivas foram incluídas a partir de 1956. Conhecida por se diferenciar da Academia de Televisão por indicar com mais facilidade séries novas, a Associação não está isenta de erros. Isto porque a avaliação da produção não tem como base um olhar crítico de seu conteúdo. Sendo jornalistas de entretenimento, a popularidade conquistada pelas séries entre os membros da Associação têm mais valor que o desenvolvimento de conteúdo.

Ao longo dos anos, poucas séries ganharam o status de receber o prêmio mais de uma vez. A campeã é “Tudo em Família”, que levou quatro Golden Globes, sendo três deles consecutivos; “Taxi”, “As Supergatas”, “Sex and the City”, “Arquivo X” e “Mad Men” são as séries que saíram vencedoras três vezes. Na história da premiação, apenas em duas ocasiões ocorreram empates. A primeira foi em 1979, quando “Alice” e “Taxi” foram premiadas. A segunda foi em 1994, quando “Frasier” dividiu o prêmio com “Mad About You”.

Entre os erros cometidos pela Associação o mais crasso é o do ano de 2004, quando “Nip/Tuck” derrotou “A Família Soprano” e “Deadwood”, na categoria de Melhor Série Dramática. Os membros da Associação amam Ryan Murphy, autor de “Nip/Tuck”. Em 2010 e 2011, Murphy levaria novamente o prêmio com a série “Glee”. Este ano, Murphy concorre com duas produções: “Glee”, na categoria comédia, e “American Horror Story”, na categoria drama.

A categoria Melhor Série Cômica chama a atenção por figurar duas séries bem recebidas pela crítica, mas que conquistaram baixa audiência e popularidade: “Episodes” e “Enligthened“.

A primeira retrata o processo de adaptação de uma série inglesa para a cultura americana e a segunda acompanha a trajetória de uma mulher que tenta mudar seu estilo de vida e de todos que a cercam.

A presença destas duas produções na lista do Golden Globe pode ser explicada pela identificação dos membros da Associação com a proposta das séries. Sendo jornalistas estrangeiros em Hollywood, eles enfrentam o choque cultural, algo retratado nas duas produções.

Por ter como base a popularidade que séries e atores conquistaram entre os membros, fica difícil fazer previsões de quem conseguirá sair vencedor esta noite. Mas ficam aqui alguns comentários e apostas.

Série Dramática

Indicados: American Horror Story, Boardwalk Empire, Boss, Game of Thrones e Homeland.

Continua após a publicidade

Possível Vencedor: “Homeland” é a produção com melhores chances de ganhar o prêmio. Aliando um bom desenvolvimento de sua proposta com popularidade, a série conseguiu oferecer uma trama que surpreende o telespectador, criando expectativas em relação ao que está por vir.

Série que Merece o Prêmio:Boardwalk Empire“, que já levou o prêmio no ano passado. Ao contrário da primeira temporada, que se dedicou a narrar uma história, a segunda deixou a trama em segundo plano para dar mais atenção aos personagens. Estes revelaram suas nuances e seus respectivos históricos, definindo suas presenças na trajetória da série.

Zebra: como disse antes, os membros da Associação amam Ryan Murphy. Por isso, não devemos nos surpreender caso “American Horror Story” consiga levar o Golden Globe nesta categoria. Só espero que, saindo vencedora, a Associação seja misericordiosa e nos poupe de ver “Glee” levando o prêmio pela terceira vez consecutiva.

Série Cômica

Indicados: Enlightened, Episodes, Glee, Modern Family, New Girl

Possível Vencedor: Modern Family entra na lista de indicados pelo terceiro ano consecutivo. Nos dois primeiros, perdeu para “Glee”. É possível que neste ano os membros da Associação decidam dar à série seu reconhecimento. Esta é a única da lista que consegue aliar bom conteúdo com popularidade.

Série que Merece o Prêmio: em minha opinião “Enlightened” é a produção que deveria levar o Golden Globe. Oferecendo uma proposta diferenciada, com um desenvolvimento que foge aos padrões hollywoodianos da heroína perfeita, ou queridinha, que dá a volta por cima, a série ainda é capaz de estabelecer problemas atuais da sociedade mundial, aliando-os às questões pessoais.

Zebra: “New Girl” pode surpreender no final. Mesmo sem um bom conteúdo e com um elenco fraco, a série cresce em popularidade.

Por não ter acompanhado os telefilmes que concorrem na categoria Minisséries ou Telefilmes, não tenho como comentá-los. Mas, entre os indicados, “Downton Abbey“, que concorre por sua primeira temporada, é a favorita. Para aqueles que não estão acostumados a acompanhar os prêmios, as séries britânicas costumam concorrer na categoria de Minisséries porque oferecem um número menor de episódios.

Entre os atores, os prêmios devem ficar com Claire Danes (Homeland), Kelsey Grammer (Boss), Matt LeBlanc (Episodes), Kate Winslet (Mildred Pierce), Idris Elba (Luther), Jessica Lange (American Horror Story), Peter Dinklage (Game of Thrones), Laura Dern (Enlightened), se a Associação levar em consideração o conteúdo crítico, ou Zooey Deschanel (New Girl), se optarem pela popularidade.

Confiram a lista dos indicados aqui.

Cliquem no cartaz para ampliar. 

Continua após a publicidade
Publicidade