Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

FX prepara a minissérie ‘Telemark’

O FX encomendou a produção de dez episódios de Telemark, minissérie escrita por Simon Beaufoy situada na 2ª Guerra Mundial, com base em uma história real sobre o programa de energia nuclear dos nazistas. A direção é de Danny Boyle, com produção de Boyle, Beaufoy e Christian Colson. O canal ainda não divulgou detalhes sobre o […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 05h12 - Publicado em 12 out 2013, 13h32
Membros da resistência norueguesa na década de 1940, que participaram da operação em Telemark.

Membros da resistência norueguesa na década de 1940, que participaram da operação em Telemark. (E-D, primeira fila) Jens Anton Poulsson, Leif Trond City e Joachim Rønneberg  (E-D, segunda fila) Hans Storhaug, Fredrik Kayser, Kasper Idland, Claus Helberg e Birger Strømsheim. (Foto: Norwegian Industrial Museum)

O FX encomendou a produção de dez episódios de Telemark, minissérie escrita por Simon Beaufoy situada na 2ª Guerra Mundial, com base em uma história real sobre o programa de energia nuclear dos nazistas. A direção é de Danny Boyle, com produção de Boyle, Beaufoy e Christian Colson.

O canal ainda não divulgou detalhes sobre o enredo da minissérie, apenas que a trama apresentará os trabalhos de soldados britânicos e de membros da resistência norueguesa, que sabotaram o programa de desenvolvimento nuclear de Adolf Hitler durante a guerra.

Em 1939, a Alemanha nazista começou a desenvolver um programa de energia nuclear. O programa consistia em criar um reator nuclear, produzir água pesada e separar isótopos de urânio. Mantido por nove instituições diferentes, o projeto chegou a realizar experimentos de água pesada na tentativa de dividir o átomo, utilizando instalações de pesquisa na Noruega e em outros lugares. A falta de urânio de grau puro, que era quase inexistente fora da América do Norte e da África, teria sido um dos principais problemas no desenvolvimento dos trabalhos.

Tentando impedir que os nazistas conseguissem construir armas nucleares, a resistência norueguesa realizou diversas ações de sabotagem nas instalações da hidroelétrica Vemork localizada no condado de Telemark, Noruega. Em 1943, com a ajuda dos aliados, a resistência finalmente conseguiu colocar em prática uma operação, composta de três equipes, Gunnerside, Grouse e Freshman, que acabou com as pesquisas e o armazenamento nazista de água pesada na região. A equipe de demolição foi liderada por Joachim Rønneberg, militar norueguês treinado no Reino Unido.

A minissérie ainda não tem um elenco definido. A produção é da Cloud Eight/Decibel Films, com previsão de estreia para 2014.

Continua após a publicidade
Publicidade