Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Fotos e trailer da versão televisiva de ‘The Devil’s Playground’

Esta é uma produção que desperta a curiosidade. Escrita por Blake Ayshford, Alice Addison, Tommy Murphy e Cate Shortland, a minissérie Devil’s Playground dá continuação à história apresentada no filme lançado nos cinemas em 1976. No filme, autobiografia de Fred Schepisi, Tom Allan (Simon Burke) é um seminarista de treze anos que, em 1953, está descobrindo o sexo. Ao longo […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h12 - Publicado em 23 jun 2014, 03h18
Simon Burke volta a interpretar Tom Allen (Foto: Foxtel)

Simon Burke volta a interpretar Tom Allen (Fotos: Matchbox Pictures)

Esta é uma produção que desperta a curiosidade. Escrita por Blake Ayshford, Alice Addison, Tommy Murphy e Cate Shortland, a minissérie Devil’s Playground dá continuação à história apresentada no filme lançado nos cinemas em 1976.

No filme, autobiografia de Fred Schepisi, Tom Allan (Simon Burke) é um seminarista de treze anos que, em 1953, está descobrindo o sexo. Ao longo da história, alunos e padres tentam se submeter às regras e restrições impostas pela igreja enquanto enfrentam as tentações e os questionamentos da fé.

Na minissérie, a história apresenta a vida de Allan trinta e cinco anos depois. Em 1988, ele é um viúvo formado em psiquiatria e pai de dois filhos. Católico praticante, Allan aceita o convite do Bispo de Sydney para atuar como conselheiro dos padres.

Ao longo das seções, Allan descobre que alguns dos padres que ele atende estão abusando sexualmente de crianças. Buscando fazer justiça, ele percebe as tentativas da igreja de encobrir o caso, testemunhando o abuso de poder e a corrupção que existe nos bastidores da instituição.

A ideia de se produzir a minissérie partiu de Burke, um ator muito conhecido em seu país. Visto que o filme de 1976 lançou sua carreira, ele é sempre questionado a respeito deste trabalho.

Certa vez, conversando com Brian Walsh, diretor da Foxtel, ele disse ter curiosidade em saber o que teria acontecido ao seu personagem. Que tipo de pessoa ele seria em sua fase adulta. Também curioso a respeito, Walsh disse a Burke que, se ele quisesse desenvolver um projeto sobre esse tema, ele aprovaria a produção. Assim, com o aval de Schepisi, a equipe de roteiristas foi formada e a minissérie produzida.

Para narrar esta história, eles decidiram situá-la no final da década de 1980, período em que a igreja católica da Austrália recebeu diversas queixas de abusos sexuais infantis, gerando movimentos de liberais x conservadores dentro da própria instituição. Segundo os produtores em entrevistas, o objetivo deles era o de não buscar uma resposta definitiva sobre o caso, mas levantar questões sobre a forma como pessoas que buscaram a igreja para fazer o bem acabaram escolhendo defender a instituição, ao invés de proteger as crianças. A produção também tenta entender como e porque este tipo de situação ocorre.

Continua após a publicidade

A produção é da Matchbox Pictures, mesma responsável por The Slap, minissérie que adaptou a obra de Christos Tsiolkas, a qual terá um remake americano. Os seis episódios produzidos para The Devil’s Playground serão exibidos em setembro pelo canal Showcase da Foxtel na Austrália. A produtora é parceira da NBC Universal.

No elenco, além de Burke, que volta a interpretar Allan, também estão John Noble (Fringe), Don Hany (Serangoon Road, East West 101), Jack Thompson, Toni Collette (United States of Tara), Andrew McFarlane, Leon Ford, Max Cullen, Anna Lise Phillips, Jason Klarwein, Matt Levett, Ben Hall, James Fraser e Nicole Shostak, entre outros.

Por curiosidade, a direção é de Rachel Ward, atriz que ficou conhecida por interpretar Maggie na minissérie Os Pássaros Feridos, da década de 1980. Desde 2000, ela vem atuando também como diretora na Austrália.

Cliquem nas fotos para ampliar.

_____________

Atenção: entre os dias 16 e 28 de junho estarei em férias. O blog continuará a ser atualizado diariamente, mas de forma mais lenta.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TOOhQF1nrQM&w=620&h=330%5D

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade