Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Downton Abbey Pode Encerrar com a 3ª Temporada

O mais recente sucesso britânico pode encerrar sua produção na terceira temporada. Ao menos esta é a intenção de Julian Fellowes, criador e roteirista da série que, em entrevista à revista Radio Times, contradisse a declaração do produtor Gareth Neame. Em julho, Neame disse em entrevista ao jornal The Sun que a série poderia ser […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 15h35 - Publicado em 12 out 2011, 12h16

O mais recente sucesso britânico pode encerrar sua produção na terceira temporada. Ao menos esta é a intenção de Julian Fellowes, criador e roteirista da série que, em entrevista à revista Radio Times, contradisse a declaração do produtor Gareth Neame. Em julho, Neame disse em entrevista ao jornal The Sun que a série poderia ser levada até a sexta temporada.

Na entrevista ao Radio Times, Fellowes disse que, ao criar a série, planejou apenas três temporadas. A primeira apresentando a família Crawley no período que representa o fim da era eduardiana; a segunda centrada no período da 1ª Guerra Mundial e a terceira retratando a década de 1920, na qual surgiram novas invenções, bem como mudanças sociais, culturais e políticas.

A declaração de Fellowes vem na esteira de uma polêmica. Acostumados a assistir dramas de época pela BBC (canal público que não tem comerciais), os telespectadores britânicos vêm se irritando com a quantidade de intervalos que são inseridos em cada episódio de “Downton Abbey”.

Segundo a imprensa local, muitos abandonam a exibição na TV para esperar pelo DVD. Na Inglaterra, os DVDs e Blu-Rays de séries e minisséries são, normalmente, disponibilizados para o público cerca de uma semana após o fim da exibição original dos programas na TV. Isto ocorre porque, ao estrear, todos os episódios já estão prontos.

Os dois primeiros episódios da segunda temporada de  “Downton Abbey” registraram a média de 11 milhões de telespectadores. Já o terceiro e quarto episódios teriam conquistado a média de nove milhões. Os produtores lamentam que os intervalos estejam provocando discórdia, mas lembram que a série depende deles para existir.

Ainda na entrevista, Fellowes declarou que não vem sofrendo pressão do canal para alterar o conteúdo da série, com o objetivo de atrair o público mais jovem. “Existem referências na história que a audiência mais jovem pode não entender. Porém, não vejo necessidade de oferecer (dentro da trama) uma explicação a elas porque prefiro pensar que o programa inspira esse público a pesquisar a informação em livros ou na Internet”.

Apesar do sucesso que a série vem conquistando, e de continuar sustentando uma ótima audiência para os padrões britânicos, o canal ITV ainda não anunciou a renovação de “Downton Abbey” para a terceira temporada. No Brasil, a série está prevista para estrear no primeiro semestre de 2012, pelo canal Globosat HD.

Continua após a publicidade

Publicidade