Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

BBC refilma episódios de três séries clássicas

Na Inglaterra, como nos EUA, Brasil e outros países, muitas programas estão incompletos porque os originais se perderam ou foram destruídos. Para algumas séries mais cultuadas existem fãs ‘caçadores de episódios perdidos’, que passam a vida tentando localizar alguma cópia, ou mesmo um original. Este foi o caso de Doctor Who que, em 2013, recuperou nove […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 30 jul 2020, 22h00 - Publicado em 28 ago 2016, 18h18
Novo elenco de 'Till Death Us Do Part' (Fotos: BBC)

Novo elenco de ‘Till Death Us Do Part’ (Fotos: BBC)

Na Inglaterra, como nos EUA, Brasil e outros países, muitas programas estão incompletos porque os originais se perderam ou foram destruídos. Para algumas séries mais cultuadas existem fãs ‘caçadores de episódios perdidos’, que passam a vida tentando localizar alguma cópia, ou mesmo um original. Este foi o caso de Doctor Who que, em 2013, recuperou nove episódios produzidos no final da década de 1960. Mas outras séries não tiveram a mesma sorte.

Uma opção encontrada pela rede BBC foi a de produzir versões animadas com áudios de episódios de séries de TV que foram perdidos. Isto é possível porque várias de suas séries tinham o áudio copiado para ser transmitido via rádio às localidades onde o sinal de TV não alcançava.

Outra opção adotada pela BBC foi a de refilmar alguns episódios perdidos, utilizando o roteiro original, mas com um novo elenco (visto que a maioria dos atores das produções originais já faleceu ou está em uma idade muito avançada). Três sitcoms clássicas foram escolhidas pelo canal BBC1 para passar por este processo, que será exibido sob o título de The Lost Sitcoms.

A primeira, e talvez a mais famosa internacionalmente, é Till Death Us Do Part, sitcom que ganhou uma versão americana chamada Tudo em Família/All in the Family, a qual, por sua vez, se tornou um marco da TV do Tio Sam.

Elenco original de 'Till Death Us Do Part'

Elenco original de ‘Till Death Us Do Part’

Criada por Johnny Speight, a série inglesa foi exibida entre 1965 e 1975. A história acompanhou a vida de Alf Garnett (Warren Mitchell), um representante da classe operária que vive com a esposa Else (Dandy Nichols), a filha Rita (Una Stubbs), o genro Mike (Anthony Booth) e a sogra (Joan Sims) em um pequeno apartamento em Londres. Conservador, preconceituoso e leal à Rainha, Alfie não tem problemas em dizer o que pensa, criticando as pessoas e apontando o que está errado no mundo. Isto o leva a bater de frente com o genro, um socialista.

O sucesso da série levou à produção de duas sequências. A primeira, produzida pelo canal ITV em 1981, recebeu o título de Till Death. Na história, o público acompanha a vida de Alf, agora aposentado, e Else. A série teve apenas seis episódios produzidos. A segunda sequência ganhou o título de In Sickness and in Health, produzida pela BBC entre 1985 e 1992. Com um total de seis temporadas, a série continuou acompanhando a vida de Alf e Else na velhice. Com problemas de saúde, Else vive agora em uma cadeira de rodas, dependendo totalmente de Alf para realizar as tarefas do dia a dia.

Apenas um dos episódios perdidos de Till Death Us Do Part foi refilmado pelo canal BBC1. Trata-se de A Woman’s Place Is In The Home, o sexto da segunda temporada. Na história, Alf chega em casa e descobre que todos foram ao cinema. Mas o que o deixa realmente furioso é o fato de que Else não deixou o jantar pronto antes de sair.

O ator Simon Day (The Life of Rock with Brian Pern) foi o escolhido para substituir Mitchell, falecido em 1998. No elenco também estão Lizzie Roper (Boy Meets Girl, Dead Boss) como Else; Sydney Rae White (Uncle, Starlings, Young Dracula) como Rita, e Carl Au como Mike.

O episódio irá ao ar no Reino Unido no dia 1º de setembro, pelo canal BBC4.

Novo elenco de 'Steptoe and Son'

Novo elenco de ‘Steptoe and Son’

A segunda série clássica que teve um episódio perdido refilmado é Steptoe and Son, comédia originalmente produzida entre 1962 e 1974. Esta também teve uma adaptação americana, que recebeu o título de Sanford and Son, produzida entre 1972 e 1977.

Criada por Ray GaltonAlan Simpson, a sitcom inglesa acompanhou a vida de Albert Edward Ladysmith Steptoe (Wilfrid Brambell), um conservador, ex-combatente da 1ª Guerra Mundial que agora tem um ferro velho, coletando lixo como carroceiro. Ao seu lado está seu filho, Harold Albert Kitchener Steptoe (Harry H. Corbett), um jovem que se arrepende por ter deixado o serviço militar.

Continua após a publicidade

(E-D) Harry e Walter na versão original de 'Steptoe and Son'

(E-D) Harry e Walter na versão original de ‘Steptoe and Son’

A relação entre os dois é doentia. O pai domina Harold e faz de tudo para impedir que o rapaz suba na vida e o abandone. Razão pela qual ele sabota todas as tentativas de Harold de progredir em seus estudos ou estabelecer uma nova amizade. Idealista e ávido defensor da classe operária, o filho bate de frente com as opiniões do pai.

O episódio desta série que foi refilmado é o segundo da quinta temporada. Com o título de A Winter’s Tale, a história mostra Harold, que sonha em passar um tempo sozinho esquiando, tentando dissuadir o pai a passar as férias de inverno com ele. Este não é um episódio totalmente perdido, visto que uma versão telecinada foi descoberta em 2008.

Na refilmagem, Albert será interpretado por Jeff Rawle (Drop The Dead Donkey) e seu filho Harold será vivido por Ed Coleman (Spy).

O episódio será exibido no dia 14 de setembro, pelo canal BBC1.

Novo elenco de 'Hancock's Half Hour'

Novo elenco de ‘Hancock’s Half Hour’

A terceira série a compor o programa The Lost Sitcoms é Hancock’s Half Hour. Criada por Ray GaltonAlan Simpson, a série foi exibida entre 1956 e 1961.

A história acompanha a vida de Antony Aloysius St. John Hancock (Tony Hancock), um perdedor pobretão com mania de grandeza. A má sorte acompanha Hancock há muitos anos, destruindo todos os seus planos de subir na vida. Isto quando eles não são destruídos por sua própria ambição. Seu melhor amigo e confidente é Sidney Balmoral James (Sidney James), um sujeito com tendências criminosas.

A série surgiu no rádio, onde foi produzida entre 1954 e 1959, sendo que as três últimas temporadas foram produzidas simultaneamente com as primeiras temporadas da versão televisiva.

Tony Hancock em 'Hancock's Half Hour'

Tony Hancock em ‘Hancock’s Half Hour’

O episódio refilmado pela BBC é The New Neighbour, no qual Hancock suspeita das atividades noturnas de seu novo vizinho. O episódio é o terceiro da quarta temporada da série radiofônica, o qual foi filmado como sendo o quarto episódio da segunda temporada da versão televisiva. Este episódio já tinha sido regravado para o rádio em 2014, com  Kevin McNally como Hancock, e é este o ator que assumirá o personagem na refilmagem para a TV. No lugar de James entra Jon Culshaw.

No elenco também estão Robin Sebastian, como Kevin Williams; Katy Wix (Agatha Raisin, The Windsors), como Hattie Jacques; e Kevin Eldon (Halcycon, The Five), como John Vere. Os personagens dos dois primeiros são os nomes de dois atores que passaram pelo elenco da série original. Williams interpretou vários personagens ao longo da produção, enquanto Hattie dava vida a Griselda, a secretária de Hancock, introduzida na penúltima temporada.

O episódio será exibido no dia 8 de setembro pelo canal BBC4 da Inglaterra.

Cliquem nas fotos para ampliar.

Continua após a publicidade

Publicidade