Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

BBC Prepara Ripper Street

A história de Jack, o Estripador, volta a ser tema de uma nova produção, desta vez da BBC1, com a encomenda de “Ripper Street”. Ainda não está claro se é série ou minissérie, mas oito episódios foram encomendados com produção da Tiger Aspect em parceria com a Lookout Point. As filmagens terão início no primeiro semestre de 2012. […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 10h50 - Publicado em 8 set 2011, 18h55

Imagem ilustrativa que retrata Jack e uma de suas vítimas.

A história de Jack, o Estripador, volta a ser tema de uma nova produção, desta vez da BBC1, com a encomenda de “Ripper Street”. Ainda não está claro se é série ou minissérie, mas oito episódios foram encomendados com produção da Tiger Aspect em parceria com a Lookout Point.

As filmagens terão início no primeiro semestre de 2012. O elenco ainda não foi definido.

Criada por Richard Warlow (Waking the Dead), a história é situada em 1889 e gira em torno dos detetives da H Division, departamento de polícia encarregado de investigar os crimes que foram cometidos por Jack.

Em paralelo, a trama deverá apresentar a forma como os crimes mudaram as vidas dos moradores de Whitechapel.

Na vida real ocorreram 11 assassinatos entre os dias 3 de abril de 1888 e 13 de fevereiro de 1891. Destes, cinco são atribuídos a Jack, o Estripador, nome pelo qual o assassino de mulheres ficou conhecido.

As investigações foram inicialmente conduzidas pela polícia e mais tarde pela Scotland Yard, então sob o comando do Inspetor Chefe Donald Swanson. Entre os oficiais que cuidaram do caso está o Inspetor Frederick Abberline, da Yard, que foi enviado a Whitechapel para prestar assistência à polícia. Swanson encerraria as investigações ao declarar acreditar que o responsável pelos crimes teria morrido.

Em paralelo, grupos de vigilantes patrulhavam as ruas de Whitechapel à caça de Jack. Muitos foram os suspeitos, mas até hoje permanece o mistério sobre sua identidade. Informações e curiosidades sobre o caso podem ser encontradas aqui.

Vários filmes e produções para a TV retrataram a história, seja de forma fiel ou adaptada. Em 1973, a BBC produziu uma série de documentários que tentou desvendar a identidade de Jack, a partir de documentos da polícia preservados. Em 1988, o canal ITV exibiu uma minissérie em quatro episódios, estrelada por Michael Caine que interpretou o detetive Abberline. A produção foi exibida no centenário das mortes.

Continua após a publicidade
Publicidade