Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Austrália prepara ‘Devil’s Dust’

O canal ABC da Austrália anunciou a encomenda de Devil’s Dust, minissérie em dois episódios adaptada por Kris Mrksa da obra Killer Company: James Hardie Exposed, do jornalista Matt Peacock, que narra uma história real. Produzida pela Fremantle Media Austrália, a minissérie apresenta a história de Bernie Banton (Anthony Hayes, de The Slap), Adam Bourke […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 09h24 - Publicado em 5 mar 2012, 12h25

(E-D) Anthony Hayes, Ewen Leslie e Don Hany

O canal ABC da Austrália anunciou a encomenda de Devil’s Dust, minissérie em dois episódios adaptada por Kris Mrksa da obra Killer Company: James Hardie Exposed, do jornalista Matt Peacock, que narra uma história real.

Produzida pela Fremantle Media Austrália, a minissérie apresenta a história de Bernie Banton (Anthony Hayes, de The Slap), Adam Bourke (Don Hany) e Matt Peacock (Ewen Leslie), três homens unidos por uma tragédia. O primeiro, diagnosticado com câncer após anos de exposição ao amianto, decide entrar na justiça contra a empresa na qual trabalhava. O segundo será um médico forçado a questionar sua moral ao perceber que uma das empresas mais conceituadas da Austrália fabrica um produto que pode provocar a morte de centenas de pessoas; o terceiro é o jornalista que entrevistou testemunhas e divulgou documentos, os quais comprovavam que a empresa tinha conhecimento do perigo do produto. Juntos eles enfrentam o poder das grandes corporações, da política local e da mídia.

Banton se transformou em uma figura pública ao entrar com um processo contra a James Hardie Industries, empresa que fabricava fibras de amianto utilizadas em construções. O produto teria provocado câncer em centenas de funcionários e clientes, que ignoravam os perigos aos quais estavam sendo expostos.

O produto foi proibido em 2003 mas, segundo divulgado pela produtora da minissérie, 60 mil australianos devem falecer vítima de câncer até 2030, causados pela exposição prolongada ao pó das fibras fabricadas pela empresa desde a década de 1960. O caso se transformou em um dos maiores escândalos na Austrália dos últimos anos.

As filmagens terão início no dia 19 de março, em Sydney. Ainda não há previsão de estreia da minissérie.

Continua após a publicidade
Publicidade