Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Austrália exibe a série sueca ‘Morden’

A exemplo de Forbrydelsen, Bron/Broen, Those Who Kill, Borgen e Lilyhammer, a série Morden, também chamada de The Fjallbacka Murders/Fjällbackamorden é mais uma produção escandinava que vem fazendo carreira internacional. Adaptada da obra de Camilla Läckberg, Morden estreou na Austrália no dia 3 de dezembro pelo canal Showcase do grupo Foxtel. Trata-se de uma série sueca de doze telefilmes […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 04h50 - Publicado em 9 dez 2013, 14h27

morden2

A exemplo de Forbrydelsen, Bron/Broen, Those Who Kill, Borgen e Lilyhammer, a série Morden, também chamada de The Fjallbacka Murders/Fjällbackamorden é mais uma produção escandinava que vem fazendo carreira internacional. Adaptada da obra de Camilla Läckberg, Morden estreou na Austrália no dia 3 de dezembro pelo canal Showcase do grupo Foxtel. Trata-se de uma série sueca de doze telefilmes que teve até o momento duas temporadas produzidas. A primeira estreou em 2012, com seis telefilmes.

Apresentando histórias originais, a série é situada na comunidade rural de Fjällbacka, onde vive Erica (Claudia Galli), uma escritora que começa a investigar crimes do passado como inspiração para seu novo livro. Ela é casada com o detetive Patrick (Richard Ulfsäter), com quem tem três filhos pequenos. Quando ela começa a remexer no passado, Erica faz surgir segredos que deveriam ter ficados enterrados, o que provoca novos crimes e mortes, as quais são investigadas por Patrick.

Cada telefilme traz uma trama independente, a qual leva Erika a investigar alguma coisa que aconteceu no passado de alguém. As histórias são narradas em duas linhas de tempo: o presente, no qual ocorre as investigações de Erica e Patrick, e no passado, quando o público acompanha os fatos que levaram ao crime original.

A série começou a ser filmada em 2011, mas precisou interromper os trabalhos quando o diretor Daniel Lind Lagerlöf desapareceu no mar. Após intensas buscas na região, ele foi dado como morto, sendo substituído por Rickard Petrelius.

Continua após a publicidade

Apesar de não ter sido bem recebida pela crítica, Morden conquistou uma boa audiência em seu país. Com roteiro de Charlotte Leche, Maria Karlsson, Karin Gidfors e Pernilla Oil Lund, a série é uma produção da Tre Vänner e Nordisk Film para o canal SVT.

Dois dos telefilmes foram lançados nos cinemas, sendo que a série já estreou na Bélgica, Rússia, França, Hungria, Grécia, Holanda, Espanha, Finlândia e Noruega. Em alguns países, ela foi lançada diretamente em DVD.

O vídeo abaixo apresenta um dos episódios lançados no cinema. Na história, com o título de The Hidden Child, Erika descobre ter um meio-irmão que foi mantido em segredo por seus pais, recentemente mortos em um acidente de carro. Quando ele aparece morto, Erika decide investigar os pertences de sua mãe, o que a leva a descobrir segredos de seu passado.

Cliquem na foto para ampliar. Não encontrei um trailer com legendas em inglês.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3jnnL9hi5eA&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade

Publicidade