Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

As novas séries dos países da Escandinávia

Diversas produtoras e distribuidoras se reunirão este mês em Cannes para participar da MIPTV,  feira de audiovisual, oferecendo seus produtos a canais internacionais. Entre elas, produtoras dos países da Escandinávia que, desde a exibição internacional de Forbrydelsen, vêm conquistando um espaço cada vez maior nas grades de programação de canais de diversos países (sem mencionar […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 30 jul 2020, 23h07 - Publicado em 2 abr 2016, 17h48
Elenco de 'Nobel'

Elenco de ‘Nobel’

Diversas produtoras e distribuidoras se reunirão este mês em Cannes para participar da MIPTV,  feira de audiovisual, oferecendo seus produtos a canais internacionais. Entre elas, produtoras dos países da Escandinávia que, desde a exibição internacional de Forbrydelsen, vêm conquistando um espaço cada vez maior nas grades de programação de canais de diversos países (sem mencionar os remakes, americanos ou não, de suas produções).

Entre as séries que fazem parte do pacote das distribuidoras estão a segunda temporada de Mammon, com oito episódios; de Bedrag/Follow the Money, com dez episódios (que estreia em seu país na Fall Season); de Black Widows, remake sueco de série finlandesa; de Det tredje øyet/The Third Eye; de Frikjent/Acquitted; de Thicker Than Water; a terceira de Arvingerne/The Legacy, com nove episódios que serão exibidos em seu país em 2017; e a quarta de Badehotellet/Seaside Resort.

Já a lista de novas produções é grande. Alguns dos títulos anunciados pelas distribuidoras são:

Nobel – Série norueguesa do canal NRK, que será distribuída pela DRG. Trata-se de um drama político e de guerra com oito episódios produzidos, os quais serão exibidos em seu país durante a Fall Season. A produção é da Monster Scripted. Criada por Mette Marit BøstadStephen Uhlander, a história acompanha as atividades de uma equipe militar da Noruega durante a guerra do Afeganistão, sob as ordens da OTAN e do Ministério das Relações Exteriores da Noruega. Mas logo eles se envolvem em um caso de conspiração política que coloca em risco a vida de suas famílias.

 

Monster

Monster – Faroeste moderno do canal norueguês NRK que estreia os sete episódios produzidos para sua primeira temporada no início de 2017. Estrelada por Jakob Oftebro, a história acompanha os trabalhos de Joel Dreyer, um detetive de Oslo enviado ao interior para ajudar a polícia local a solucionar um caso. Lá, ele precisa se unir a Helle Gilbert (Ingvild Holthe Bygdnes) e ao velho xerife (Bjorn Sundquist) da cidade para poder lidar com a mente criminosa de Margot van Gemert (Gørild Mauseth).

 

Splitting Together

Bedre skilt end aldrig/Splitting up Together – Comédia dinamarquesa sobre o divórcio, que teve sua primeira temporada com oito episódios exibida entre fevereiro e março pelo canal TV2. Criada por Mette Heeno, a história acompanha a vida de um casal que decide se divorciar. Para não complicar a vida das filhas, eles resolvem continuar morando na mesma casa e dividir a custódia das meninas. Assim, durante uma semana, o pai vive com as filhas no andar de cima e a esposa no andar de baixo. Na semana seguinte, é a mãe que vive com as filhas no andar de cima, e assim por diante.

 

LykkePerLykke Per/Lucky Per – Minissérie sueca em quatro episódios do canal TV2. Adaptação de Anders August (Follow the Money, The Legacy) e Bille August, que também é o diretor, da obra de Henrik Pontoppidan, publicada entre 1898 e 1904.

Situada no final do Século XIX, a história acompanha a vida de Peter Andreas Sidenius, um jovem de dezesseis anos que viaja para Copenhague para estudar engenharia hidráulica. Sonhando em criar um novo sistema de canais, Per, como ele é conhecido, busca ajuda financeira com a família Salomon. Mas interesses econômicos e religiosos dificultam a realização de seus sonhos. A produção é da Nordisk Film, com distribuição da DR. A previsão de estreia é para o final de 2017.

 

Springfloden/Spring Tide – Série sueca com dez episódios produzidos pela Filmlance International, que ainda estão em exibição pelo canal SVT. Adaptação da obra de CillaRolf Börjlindm, a história inicia quando três homens enterram uma mulher grávida ainda viva. Vinte e quatro anos depois, a jovem detetive Olivia Rönning (Julia Ragnarsson) é desafiada por seu professor da Academia de Polícia a solucionar o caso. Para tanto, ela se une ao ex-detetive Tom Stiton (Kjell Bergqvist), que agora vive como um sem teto. Neste meio tempo, a cidade vive um clima de terror, com gangues assassinando moradores de rua e postando os vídeos dos crimes na Internet.

Confiram o trailer da série:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=RlA6lZCQrGs?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

 

Councilman

Roeng/Councilman – Comédia norueguesa criada por Anne Bjønstad, Tomas SolliEilif Skodvin, que tem dez episódios produzidos para sua primeira temporada, a qual estreia em seu país em junho pelo canal TV2. A produção é da Rubicon com distribuição da Endemol Shine. Na história, o vereador (Fritjov Såheim, de Lilyhammer) de Roeng, uma pequena cidade do interior, aplica as parcas reservas municipais em um investimento de alto risco. Para sua sorte, as ações sobem e a cidade fica milionária. Mas o dinheiro que entra se torna alvo do ambicioso prefeito que tenta se apropriar indevidamente dos recursos. Assim, o vereador chega à conclusão que a única forma de resolver o problema é gastar os 700 milhões o mais rápido possível antes que ele desapareça. A série é inspirada na situação da própria Noruega que na década de 1970 conquistou uma boa situação econômica graças ao petróleo. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2016.

 

Bordertown

Sorjonen/Bordertown – Série finlandesa criada e dirigida por Mikko Oikkonen. A primeira temporada tem onze episódios. A história acompanha os trabalhos do detetive Kari Sorjonen (Ville Virtanen), um dos profissionais mais respeitados do National Bureau of Investigation da Finlândia. Quando sua esposa (Matleena Kuusniemi) precisa se recuperar de um tumor no cérebro, ele se muda com a família para uma pequena cidade do interior, na fronteira com a Rússia. Sua intenção é a de viver uma existência pacata, mas logo descobre que um assassino em série está atuando na região. A produção é da Fisher King.

 

Replacements

Ihon Alla/Replacements – Drama médico finlandês com doze episódios produzidos para a primeira temporada pela Fisher King. A história gira em torno de Sofia (Elena Leeve), uma estudante de enfermagem filha do Dr. Hannu Sivenius (Taneli Mäkelä), um pesquisador de célula tronco.

Confiram o trailer da série:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=f2a_gjb8FSs?feature=oembed&w=500&h=281%5D

 

Fangar/Prisoners – Série islandesa criada por Ragnar Bragason, com seis episódios produzidos pela Mystery Productions, Vesturport e RUV. As filmagens terão início em maio com estreia prevista para o segundo semestre deste ano. A história acompanha a vida de detentas de uma prisão feminina. Entre elas, Linda, presa por ter agredido severamente seu pai, um empresário.

 

Case

Case – Série islandesa criada por Andri Óttarsson e Þorleifur Örn Arnarson, com direção de Baldvin Z. Foram produzidos nove episódios para a primeira temporada, exibida em seu país em 2015. A história tem início quando o corpo de uma jovem bailarina é encontrado em uma forca montada no meio do palco do Teatro Nacional. O que parecia ser um caso de suicídio logo se transforma em um caso de assassinato. Logi (Magnús Jónsson), um advogado decadente, vê no crime sua oportunidade de redenção. Para tanto, ele conta com a ajuda da única amiga que lhe sobrou, a advogada Brynhildur (Jóhanna Vigdís Arnardóttir ), que descobre estar, de alguma forma, relacionada com a vítima. Já para a detetive Gabriella (Steinun Ólína Þórsteinsdóttir), uma mulher dedicada ao trabalho porém, autodestrutiva, o caso se transforma em uma obsessão que a coloca em conflito com seus superiores e até mesmo com seu parceiro de trabalho. A distribuição é da Red Arrow International.

 

Rebecka

Rebecka Martinsson – Série sueca de quatro telefilmes que adapta a obra de Åsa Larsson, com direção de Fredrik Edfeldt. A história acompanha os trabalhos da advogada Rebecka Martinsson (Ida Engvoll, de The Team), com a ajuda da inspetora de polícia Anna-Maria Mella e de seu colega Sven-Erik Stålnacke. Os livros que serão adaptados são Her blood (2004),  The Black Path (2006), Until Thy Wrath Be Past (2008) e To Molech (2012). A produção é da Yellow Bird.

Continua após a publicidade

Publicidade