Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

‘Novine’, drama político croata garante distribuição internacional

A Keshet International adquiriu os direitos de distribuição mundial de Novine, drama político croata que traz o título internacional de The Paper. Criada por Ivica Djikic, Nebojsa Taraba e Miodrag Sila, a série estreou em seu país no dia 16 de outubro, pelo canal HTV1. A história tem início com Mario Kardum (Alexander Cvetkovic), um influente empreiteiro de uma poderosa família. Defensor de uma […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h27 - Publicado em 28 out 2016, 08h45

Novine

A Keshet International adquiriu os direitos de distribuição mundial de Novine, drama político croata que traz o título internacional de The Paper. Criada por Ivica Djikic, Nebojsa TarabaMiodrag Sila, a série estreou em seu país no dia 16 de outubro, pelo canal HTV1.

A história tem início com Mario Kardum (Alexander Cvetkovic), um influente empreiteiro de uma poderosa família. Defensor de uma política conservadora, ele adquire um jornal de esquerda que passa por grande dificuldade financeira.

Seu principal objetivo é o de forçar o jornal a publicar matérias favoráveis ao seu candidato à presidência. Mas também é de interesse de Mario abafar na mídia um caso de atropelamento e fuga que está sendo investigado pela polícia, o qual tem como principal suspeito uma pessoa muito próxima a ele. Mas Mário logo descobre que precisará medir forças com o editor do jornal, que luta para manter a integridade da publicação.

Segundo divulgado pelos produtores durante a MIPCOM (feira de audiovisual), a série se propõe a levantar debates sobre a profissão de jornalista, bem como a relação da mídia com o governo, a igreja, partidos políticos e as corporações que tentam controlar os veículos de comunicação, utilizando-os como meio para um fim.

A série foi criada para ter três temporadas: a primeira trata da mídia; a segunda será sobre os bastidores da política, e a terceira apresenta o sistema judiciário.

O projeto de Novine começou a ser desenvolvido há quatro anos, com base nas experiências de Ivica que, entre 2006 e 2007, era editor de um jornal independente em Rijeka, o qual foi comprado por um milionário que tentou influenciar o conteúdo do veículo. Contando com um baixo orçamento, cerca de um milhão de Euros, a série teve os doze episódios da primeira temporada filmados ao longo de três meses, com locações em Rijeka.

A produção é da Drugi Plan, com direção de Dalibor Matanic.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gK3FsUzPhRE?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Publicidade