Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

‘Broen’, mais uma série dinamarquesa estreia na Inglaterra

A série estreou em seu país em setembro de 2011 com dez episódios produzidos para sua primeira temporada. Já renovada, a segunda temporada será exibida na Dinamarca no segundo semestre de 2013. Tendo sido bem recebida pela crítica, Broen foi adquirida pelo canal BBC4, dedicado a uma programação considerada mais artística, que estreia a série esta […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 09h02 - Publicado em 21 abr 2012, 13h54

A série estreou em seu país em setembro de 2011 com dez episódios produzidos para sua primeira temporada. Já renovada, a segunda temporada será exibida na Dinamarca no segundo semestre de 2013. Tendo sido bem recebida pela crítica, Broen foi adquirida pelo canal BBC4, dedicado a uma programação considerada mais artística, que estreia a série esta noite na Inglaterra. Mas, antes mesmo de sua exibição no Reino Unido, Broen já se tornou alvo de uma possível adaptação britânica. O próprio canal BBC4 comprou os direitos de adaptação da série, que recebeu o título internacional de The Bridge.

Criada por Måns Mårlind (diretor de Anjos da Noite 4: um Novo Amanhecer), Rosenfeldt Hans e Bjorn Stein, a história acompanha as investigações realizadas pelas polícias da Dinamarca e da Suécia, que se unem para solucionar um assassinato ocorrido na ponte Øresundsbron, que une os dois países. Saga Noren (Sofia Helin), da Suécia, e Martin Rohde (Kim Bodnia), da Dinamarca, são encarregados pelas investigações. Mas, o que parecia ser um crime simples revela ser algo mais complexo.

Broen também é estrelada por  Dag Malmberg (Hans Petterson),  Rafael Pettersson  (John),  Anette Lindbäck  (Gry), Said Legue (Navid), Kristina Brändén (Anne), Puk Scharbau (Mette Rohde) e Emil Birk Hartmann (August Rohde), entre outros.

Segundo o jornal The Telegragh, esta nova fase da TV dinamarquesa teve início em meados de 1994 quando Rumle Hammerich assumiu a direção de programação do canal público DR. Interessado em transpor a qualidade de cinema para a produção televisiva, ele contratou diversos cineastas e diretores de fotografia para darem aos programas um novo visual e abordagem.

Continua após a publicidade

Ao longo de quatro anos, surgiram sob seu comando diversas séries dinamarquesas que ganharam o respeito da crítica em seu país. Dando continuidade a essa linha de trabalho, os diretores que o sucederam conseguiram estabelecer a produção local. Em 2011, a produção do canal se estabeleceu no mercado internacional quando a série Forbrydelsen, que foi adaptada para a TV americana com o título de The Killing, estreou na Inglaterra, abrindo as portas para a importação de outros produtos dinamarquesas. Depois de Forbrydelsen, também foi exibida a série Borgen, que recém estreou no Brasil pela Globosat HD.

Cliquem nas fotos para ampliar. 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WY4u6YvD3No&w=620&h=330%5D

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7ZVK0iJngvs&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade