Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

30 Rock Comemora a Produção do 100º Episódio

A produção do 100º episódio é um marco para uma série de TV. A despeito das mudanças do mercado, uma situação permanece inalterável: o lucro na venda de séries para canais regionais, conhecido como Syndication. A partir do momento que uma produção é vendida para reprises ela perpetua seu nome, podendo sobreviver por gerações após […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h17 - Publicado em 11 mar 2011, 11h18

A produção do 100º episódio é um marco para uma série de TV. A despeito das mudanças do mercado, uma situação permanece inalterável: o lucro na venda de séries para canais regionais, conhecido como Syndication.

A partir do momento que uma produção é vendida para reprises ela perpetua seu nome, podendo sobreviver por gerações após seu cancelamento; além, é claro, de gerar lucro para produtores e atores durante décadas.

Por sua vez, os canais regionais compram pacotes de 100 episódios, por série, os quais irão suprir a programação ao longo de 20 semanas (cinco meses), com exibições de segunda a sexta. Um exemplo desse processo é a programação diurna de canais como a Sony ou a Warner no Brasil. Tradicionalmente, a preferência dos canais regionais são por séries cômicas, reality e games shows.

Geralmente, a produção do 100º episódio é alcançada na quinta temporada de uma série. Por isso mesmo, projetos são desenvolvidos tendo em mente a duração de cinco anos. Assim sendo, não é por acaso que a missão da Enterprise, de “Jornada nas Estrelas”, tinha a exata duração desse tempo, como dito na abertura: ‘estas são as viagens da nave estelar Enterprise em sua missão de cinco anos…’. Apesar de ter apenas 79 episódios, produzidos ao longo de três temporadas, esta série é um exemplo dos benefícios que a venda para reprises pode promover. Foi graças às reprises que a série se tornou um sucesso, levando à produção de filmes e o surgimento de uma franquia.

Dificilmente “30 Rock” chegará a esse nível, mas o fato de ter alcançado a produção do 100º episódio, aliado aos prêmios que ganhou, já lhe garante uma boa sobrevida. Geralmente, as séries que alcançam essa marca costumam organizar uma festa comemorativa após as filmagens, reunindo atores, produtores e equipe técnica, com  fotos na imprensa. Então, fiquem com as imagens da celebração de “30 Rock”, realizada no dia 10 de março no Silver Cup Studios, no Queens de Nova Iorque.

Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1HucSbgyBm8?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=youtube_gdata&w=425&h=344%5D

Fotos de Jemal Countess/Getty. Cliquem nas imagens para ampliar.

Continua após a publicidade
Publicidade