Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘De Férias com o Ex’: o reality com sexo e balbúrdia que levantou a MTV

Embora um vício que poucos confessem, o programa conquistou audiência e bombou na internet ao reunir jovens desinibidos que só pensam naquilo

Qual não foi minha surpresa quando um respeitado jornalista de política confidenciou que se divertia muito assistindo ao reality da MTV De Férias com o Ex. De lá para cá, perguntei a pessoas aprumadas e cultas se elas tinham ouvido falar do programa. Recebi como reação olhos arregalados e a cara de surpresa: “Você também assiste?”. De fato, não é o tipo de programa — que já está em sua quinta temporada no canal pago — que leva a pessoa a bater no peito e dizer por aí, com orgulho, ser um espectador. Mas o que se vê entre quatro paredes… fica entre quatro paredes.

Aos que desconhecem a atração (se é que você também não a assiste escondido), vai aqui um resumo: dez jovens de corpos torneados, roupas diminutas e pouca inibição são confinados em uma mansão num lugar convidativo — na atual fase, De Férias com o Ex Brasil: Celebs, protagonizada por influencers (sempre eles), se passa em Trancoso, na Bahia. Regados a muito (mas muito) álcool e embalados por um clima de festa que vai do café da manhã até a madrugada, o grupo está lá por um motivo bastante específico: a pegação. A farra é colocada em risco quando, de dentro do mar (sim, de dentro do mar), sai um novo integrante da casa: mais especificamente, o ex de um dos participantes. A chegada do intruso provoca intrigas, ciúmes e o surgimento de códigos morais que até então pareciam inexistentes por ali. “A mulherada não respeita mais as amigas”, diz uma das participantes. Em quatro episódios, a figura em questão perdeu as contas de quantas pessoas (homens e mulheres) “pegou”. Ainda assim, ela se vê no direito de repudiar uma garota que ficou com um desses muitos que passaram por suas mãos.

A combinação de corpos desnudos e baixaria, claro, é a força que atrai audiência (veja mais abaixo). O programa da MTV, porém, tem temperos extras para manter a audiência plugada. Entre eles, a edição dinâmica e o uso de um hilário narrador. As pérolas dos participantes completam o pacote. “Eu beijei umas duas, três, quatro, seis bocas, acho. Tipo um fogão: de quatro a seis bocas”, diz um dos rapazes de sorriso marcante e peitoral descamisado cheio de tatuagens. As muitas cenas de sexo e a balbúrdia trash atiçam o voyeurismo dos espectadores.

Elenco inicial do reality ‘De Férias com o Ex Brasil: Celebs’: novos participantes surgem do mar ao longo dos episódio

Elenco inicial do reality ‘De Férias com o Ex Brasil: Celebs’: novos participantes surgem do mar ao longo dos episódio (//Divulgação)

Ao contrário dos concorrentes de outras emissoras, como Big Brother Brasil e A Fazenda, De Férias com o Ex não promete prêmios exorbitantes, nem coloca seus personagens sob o escrutínio do voto popular. Os amassos e trombadas de rapazes bombados e moças de biquíni (e cílios postiços aprumados logo quando elas acordam) são um atrativo por si só. Se o BBB garimpa diferentes personalidades para ver como elas se comportam no confinamento, o De Férias observa a convivência de pessoas ao estilo “reis do camarote” em todos os seus excessos e instintos animalescos.

A fórmula vai bem, obrigada. O formato começou em 2014, na MTV inglesa, sob o nome Ex on the Beach, e ganhou versões em outros países, até chegar ao Brasil em 2016. De lá para cá, se tornou o grande fenômeno de audiência do canal. A partir de sua segunda temporada, o reality conquistou a liderança da TV paga na faixa etária de 18 a 34 anos, segundo dados do Ibope. Dentro do target adulto, a temporada atual já fez frente até à TV aberta, ficando duas vezes atrás apenas da Globo em audiência. No canal oficial do YouTube, De Férias soma mais de 245 milhões de visualizações. Até a gigante Amazon percebeu o potencial do fenômeno, e adicionou ao seu catálogo no canal de streaming Prime Video a nova temporada, com um episódio liberado por semana: na MTV, os capítulos inéditos vão ao ar às quintas-feiras (se é que você, leitor, ainda não sabe disso).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s