Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Sobre Palavras Por Sérgio Rodrigues Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

Xadrez: o que veio primeiro, o jogo ou a estampa?

“Esta dúvida eu tenho há muitos anos: o que veio primeiro, o jogo de xadrez ou o pano quadriculado que chamamos assim?” (José Carlos Ambrosio) Em contraste com muitas das dúvidas que aparecem aqui, esta tem uma solução indiscutível: o jogo de origem indiana veio primeiro. A palavra portuguesa xadrez, existente desde o século XIV, […]

Por Sérgio Rodrigues Atualizado em 31 jul 2020, 04h47 - Publicado em 16 dez 2013, 16h00

xadrez tabuleiro

“Esta dúvida eu tenho há muitos anos: o que veio primeiro, o jogo de xadrez ou o pano quadriculado que chamamos assim?” (José Carlos Ambrosio)

Em contraste com muitas das dúvidas que aparecem aqui, esta tem uma solução indiscutível: o jogo de origem indiana veio primeiro. A palavra portuguesa xadrez, existente desde o século XIV, é derivada do termo árabe xatrandj ou shatranj (conforme a transliteração que se empregue).

Este, por sua vez, provinha, por meio do persa, de uma palavra do sânscrito, chaturanga, que queria dizer “quatro partes (do Exército)”: elefantes, cavalaria, carruagens e infantaria. Pela ordem, tais termos nomeavam no jogo primitivo as peças que no xadrez moderno ficaram conhecidas como bispos, cavalos, torres e peões.

O Houaiss registra o ano de 1662 como aquele em que a palavra xadrez passou a nomear em nossa língua, por uma extensão de sentido bastante óbvia, diversos tipos de estampa quadriculada que lembram o tabuleiro de xadrez.

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Continua após a publicidade
Publicidade