Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Sobre Palavras Por Sérgio Rodrigues Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

‘Umas às outras’ tem crase?

Tem, pois a preposição ‘a’ é obrigatória nessa expressão de reciprocidade

Por Sérgio Rodrigues Atualizado em 31 jul 2020, 00h31 - Publicado em 9 set 2015, 16h53

“Boa tarde. Minha dúvida é a seguinte: vai crase na expressão ‘umas às outras? Cordialmente.” (Monique Comin Losina)

Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Uma forma de confirmar isso é transpor a expressão para o gênero masculino. Temos então “uns aos outros”, isto é, “uns a + os outros”. O mais clássico dos exemplos é “Amai-vos uns aos outros”.

Note-se que esse é um daqueles casos em que o verbo não precisa ser transitivo indireto (como “elogiar” e “amar” não são) para que a preposição se justifique.

Tratei aqui dos objetos diretos preposicionados. Um de seus usos mais consagrados é justamente o que ocorre nessa expressão de reciprocidade.

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Continua após a publicidade
Publicidade