Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O parentesco da gorjeta com a garganta

bebida curtaEste é um daqueles parentescos etimológicos do qual quase ninguém se dá conta: a palavra “gorjeta” é, na origem, um diminutivo de “gorja”, termo hoje pouco usado que significa “garganta, goela” – um descendente do latim gurges, primo do gorjeio, do gorgolejo e do regurgitamento.

Gorjeta é gargantinha, pois é.

E o que uma coisa tem a ver com a outra? Bem, o substantivo feminino “gorjeta” surgiu em fins do século XVIII com o sentido de “bebida que se oferece a alguém que prestou algum serviço, ou o dinheiro para comprá-la”. Era aquilo que, como se diz, “molhava a garganta”.

Mais tarde, com a ampliação da gratificação para além dos prazeres etílicos e o relativo desuso da palavra “gorja”, é natural que essa ligação, deixando de ser evidente, acabasse relegada aos compêndios de etimologia.

No entanto, é curioso observar a persistência de certas ideias. Ainda hoje, a gorjeta muitas vezes se faz acompanhar de uma frase como “Isto aqui é para você tomar uma cervejinha”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s