Clique e assine com 88% de desconto
Sobre Palavras Por Sérgio Rodrigues Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

O certo é ‘faltar ao respeito’ ou ‘faltar com o respeito’?

Por Sérgio Rodrigues - Atualizado em 12 fev 2017, 14h26 - Publicado em 2 jun 2014, 17h02

“Caro Sérgio, devemos dizer ‘faltar ao respeito’ ou ‘faltar com o respeito’? A minha vida inteira tenho visto os dois jeitos. Há anos isso me perturba. Já me deram as explicações mais variadas e muitas vezes contraditórias. Gostaria de conhecer sua opinião a respeito do ‘respeito’, se me permite o trocadilho. Obrigado desde já.” (José Maria de Souza)

As duas construções citadas por José Maria são empregadas. Ambas são consideradas corretas, mas a primeira, “faltar ao respeito”, tem um pouco mais de lastro na tradição da língua.

Como se sabe, “faltar ao respeito” – como também “faltar com o respeito” – significa desrespeitar, desacatar: “Meu filho, não me falte ao respeito”; “Ela faltou com o respeito ao chefe”.

*

Publicidade

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Publicidade