Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A defesa de Fuleco

Olá, eu sou Fuleco. Como meu nome indica, sou filho de dona Fuleira e seu Furreco. E se vocês acham que meus pais têm um problema sério de autoestima por terem passado adiante, metade cada um, nomes tão derrotistas, precisam conhecer meus avós. É uma estratégia de sobrevivência da família: ridicularize a si mesmo, deprecie-se, antes que os outros o façam.

Nós representamos, como se vê, a parte mais abobada e canhestra da alma brasileira. Foi lá que um cronista esportivo chamado Nelson Rodrigues encontrou as evidências de uma doença chamada “complexo de vira-lata”. Mas quem liga para esse sujeito, que, dizem, até já morreu? Eu estou vivo!

Vira-lata ou de raça, está na cara que eu não sou cachorro não. Sou um legítimo tatu-bola-do-casco-azul, criatura fofinha de uma linhagem que era esteticamente interessante, como traço, ali pela virada entre os anos setenta e oitenta do século passado. Antes que o mundo dos cartuns passasse por um monte de viradas de mesa: a sujeira do punk, a hiperestilização do mangá etc. Como sou chegado a me esconder dentro da carapaça, não estou nem aí para essas coisas. Meu sonho é contracenar com a Mônica.

Sou um filho legítimo da cultura brasileira, isso ninguém pode negar. Sim, eu sei que temos imensas reservas de talento, que um país que deu ao mundo o rabisco de Niemeyer, a música de Tom e a majestade de Pelé, que fatura tantos prêmios internacionais em festivais publicitários, poderia vestir sua Copa com roupas mais inteligentes, cosmopolitas, contemporâneas. O que também seria Brasil, mas uma parte diferente da que eu represento.

Acontece que para chegar a isso seria preciso acessar as tais reservas de talento. E não acessá-las, tropeçar nas próprias pernas, desperdiçar uma bela oportunidade, recusar a grandeza – vai dizer que isso não é mais Brasil ainda? No fim das contas, minha melhor defesa é que componho com a bola Brazuca e aquela logomarca das mãozinhas alienígenas um trio coeso. União é fundamental nessa hora, e entrosamento não falta ao time de comunicação da Copa do Mundo 2014: difícil dizer qual de nós três é mais abobado e canhestro. Todos juntos, vamos!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Karen

    Acho que o Brasil inteiro fez cara de c.. (ânus) quando ouviu o anúncio oficial do nome do mascoto da copa na TV. Antes de anunciarem o nome, durante aquela espectativa, eu lembro de estar sorrindo. Porém, meu sorriso ficou amarelo, meu entusiasmo acabou quando o nome do mascotinho perfeito… o nosso Tatu-Bola… tinha se transformado em “Fuleco”. Um nome horrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!! HORROROSO!!!!!!!!!!!!! Será que ninguém daquela porcaria de organização da Copa viu isso? Olha eu vou te dizer uma coisa…. querem ACABAR!!!!! ACABAR!!! com a gente. Por que acabaram com o nosso Maravilhoso Tatu-Bola. Um bichinho lindo que já era uma bolinha. Mas não respeitaram isso. Tinham que batiza-lo com um nome que parece Furreco ou ânus como estão dizendo. Desrespeito!!! Desaforo!!! como tudo que está nesse Brasil. Um país lindo, maravilhoso… que fazem questão de querer colocar na m.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Marcos

    E agora, quando um gringo perguntar: “O que significa Fuleco?”, é só indicar: http://whatisfuleco.com/

    Curtir

  3. Comentado por:

    elson

    Que vergonha, e a globo nem se pronuncio, parabens para elles espertos.

    Curtir

  4. Comentado por:

    kosmo

    what the meaning of “FULECO”? means ass, because we give our ass this cup!

    Curtir

  5. Comentado por:

    layanne santos

    Hum.. Esse fuleco tira onda. E filho da dona fuleira e do seu furreco. Kkk

    Curtir

  6. Comentado por:

    kailane costa

    que fuleco este nome e ridiculo e ele e lindo

    Curtir

  7. Comentado por:

    oliveira

    Vamos comemorar como idiotas.

    Curtir