Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FHC se presta a um papel ridículo

Se Luciano Huck é tão tucano, por que FHC não tenta filiá-lo ao PSDB?

Ao elogiar a pretensa candidatura de Luciano Huck à presidência, dizendo que seu estilo é peessedebista e que é “um bom cara”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) presta-se a um papel ridículo. A deputada federal Cristiane Brasil (PTB) resumiu bem a democracia em um áudio clandestino: “”Só tem importância na política quem tem mandato. Só tem mandato quem tem voto. Só tem voto quem tem pessoas…” (deixa o resto para lá!). FHC desobedece essa regra. Não tem mandato há dezesseis anos. Não é votado há vinte. Mesmo assim, mantém influência desproporcional dentro do PSDB.

Longe de ser um partido “democrático, de esquerda e contemporâneo” como defendia Luiz Carlos Bresser-Pereira, o PSDB se mostra um puleiro de caciques sem voto (Alberto Goldman, José Aníbal, FHC) ou sem prestígio (Aécio Neves). Geraldo Alckmin e Tasso Jereissatti são exceções.

Uma pesquisa divulgada pelo Movimento Transparência Partidária mostra a falta de renovação dos principais comandantes partidários ao analisar os cargos de direção das Executivas e Diretórios Nacionais nos últimos dez anos. No PP, todos os integrantes da cúpula do partido permanecem os mesmos desde 2007. Entre os oito maiores partidos, o PT foi o que mais renovou sua Executiva Nacional (67% de novos membros), seguido pelo PMDB (55%) e DEM (49%). O PSDB manteve quase 70% dos seus dirigentes nesse período.

Se FHC gosta tanto assim de Luciano Huck, pode bancar sua filiação ao PSDB e convencê-lo a disputar a candidatura contra Alckmin. Qualquer coisa que falar ou fizer diferente disso será péssima para seu partido. E bom para o Brasil? Não sei.

(Meu livro “Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato”  está disponível aqui)

(Entre em contato pelo meu site pessoal, Facebook, Twitter e email)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s