Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

RS está em luto por morte de Eva Sopher, 94, ‘guardiã’ de teatro

À frente do Theatro São Pedro há 42 anos, ela fugiu do nazismo da Alemanha e veio ao Brasil aos treze anos

Defensora das artes e do tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre, Eva Sopher morreu aos 94 anos na noite da última quinta-feira. O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), e o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr (PSDB), decretaram luto oficial em homenagem à Dona Eva, como era chamada, por três dias. O corpo está sendo velado nas dependências do São Pedro.

Ela trabalhou em defesa do teatro por 42 anos enquanto presidiu a fundação à frente do local. Graças ao seu trabalho, o histórico teatro, inaugurado em 1858, reabriu à comunidade em 1984 após reformas. O complexo cultural de 18.000 m², erguido recentemente junto à estrutura do teatro para ampliar o espaço à cultura levará também o nome de Eva Sopher.

Eva fugiu do regime nazista da Alemanha com sua família e veio ao Brasil em 1923, quando tinha treze anos. Antes de morar em Porto Alegre, viveu também em São Paulo e Rio de Janeiro. Sua vida foi registrada em uma biografia escrita pelo jornalista Antonio Hohfeldt chamada Doce Fera (Opus, 1991) e no documentário Eva e o theatro, de Claudia Dreyer, de 2008.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s