Clique e assine com 88% de desconto
Rio Grande do Sul Por Veja correspondentes Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre

O e-mail indignado que Meirelles recebeu sobre a Previdência

Em Porto Alegre, ministro da Fazenda contou sobre mensagem com reclamação sobre a reforma pretendida pelo governo

Por Paula Sperb - 11 nov 2017, 11h08

Enquanto movimentos sociais vão às ruas e fazem greve para protestar contra as medidas do governo de Michel Temer (PMDB), um cidadão decidiu reclamar individualmente contra as mudanças pretendidas na Previdência direto com o “cérebro” por trás da reforma que vai atingir os aposentados.

“Recebi um e-mail pouco tempo atrás de um cidadão que não conheço”, contou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre a mensagem indignada. Meirelles relatou o episódio durante sua passagem por Porto Alegre, em palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

“Comecei a contribuir aos 18 anos de idade e tenho a expectativa, sempre planejei, de me aposentar com 53 anos [com 35 anos de contribuição]. Não gosto de trabalhar, prefiro me aposentar e posso gozar a vida. Por que o senhor quer que eu trabalhe mais tempo?”, teria escrito o homem ao ministro, conforme o relato de Meirelles.

“Minha resposta: ‘Por mim, o senhor poderia se aposentar com 45 anos. Por mim, não tem problema não. Só que alguém vai ter que pagar. Esse alguém é o povo brasileiro e os recursos vão ser extinguidos, já não existem. Hoje estamos com déficit de 159 bilhões de reais nesse ano”, contou Meirelles à plateia sobre sua reação diante da queixa recebida.

Publicidade

Além do evento na Fiergs, Meirelles também falou a empresários gaúchos em palestra promovida pela revista Voto. Nas duas agendas, o ministro insistiu na necessidade de aprovar a reforma da Previdência. Para a provação, deputados vão tentar uma versão “enxuta”.

O ministro também desconversou sobre uma possível candidatura à Presidência em 2018 e  disse focar 100% economia.

 

Publicidade