Clique e assine a partir de 9,90/mês
Rio Grande do Sul Por Veja correspondentes Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre

Cartão-postal de Porto Alegre é reaberto após revitalização

Trecho de 1,3 km da orla do rio Guaíba, famoso pelo seu pôr do sol, tem passarela sobre a água, mirante, bares e ciclovia

Por Paula Sperb - 29 jun 2018, 16h00

Os porto-alegrenses e os turistas que visitam a capital gaúcha poderão usufruir novamente da vista para o pôr do sol do rio Guaíba na estrutura revitalizada e inaugurada nesta sexta-feira, 29. O trecho de 1,3 km foi batizado de Orla Moacyr Scliar, em homenagem ao célebre escritor gaúcho (1937-2011). A obra estava em andamento desde 2015.

A área reformada inicia na Usina do Gasômetro e vai até a Rótula das Cuias. Há um restaurante panorâmico, quatro bares, ancoradouro para embarcações de passeio, passarela sobre a água, ciclovia, mirante e quadras esportivas. Os bares e o restaurante ainda não estão operando. Por isso, food trucks ocuparam o local para atender o público.

Faixa revitalizada tem 1,3 km de extensão com passarela sobe o rio, passeio público e quadras esportivas Joel Vargas, PMPA/Divulgação

Com projeto do arquiteto Jaime Lerner, a área recebeu iluminação especial para visitação noturna (veja imagem abaixo). Para isso, a segurança foi reforçada com um posto permanente da Guarda Municipal e 39 câmeras de monitoramento.

A obra custou 71 milhões de reais financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A obra iniciou na gestão passada, do prefeito José Fortunati, presente na cerimônia de inauguração. “Entregamos hoje para os moradores de Porto Alegre um filho. Um filho com muitos pais, mães, muita gente que trabalhou para que este projeto acontecesse”, disse.

Continua após a publicidade

O atual prefeito, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), destacou a infraestrutura e segurança da área. “Esse é um projeto que vai mudar, vai melhorar a forma como os porto-alegrenses se relacionam com o Guaíba”, falou durante o evento.

Próximo dali, outra obra vai revitalizar armazéns e prédios do Cais Mauá. A obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014, quando Porto Alegre foi uma das sedes. Porém, os trabalhos iniciaram neste ano. Quando finalizada, a área deve lembrar a região de Puerto Madero, de Buenos Aires, com restaurantes e lojas.

Iluminação noturna da Orla Moacyr Scliar, inaugurada em Porto Alegre Luis Adriano Madruga/Divulgação

 

Publicidade