Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Tropa de Elite 2 rumo ao Oscar. Seu grande defeito deve fazer a diferença

O filme “Tropa de Elite 2″, de José Padilha, será o representante do Brasil na disputa para uma vaga ao Oscar. Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro. A cerimônia acontece no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles. Embora falte muito tempo, acho que um filme brasileiro nunca esteve tão perto do prêmio. […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 10h42 - Publicado em 20 set 2011, 23h05

O filme “Tropa de Elite 2″, de José Padilha, será o representante do Brasil na disputa para uma vaga ao Oscar. Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro. A cerimônia acontece no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Embora falte muito tempo, acho que um filme brasileiro nunca esteve tão perto do prêmio. Trata-se de uma obra de ação, com notável apuro técnico, boa direção, uma história interessante, atuações convincentes etc. Tem um grande defeito, mas que é uma qualidade para Hollywood: é politicamente correto. Aquela indústria gosta de duas coisas: do herói romântico — e há dois ali: capitão Nascimento, o da ação, e o deputado papo-firme, o da “reflexão” (que Padilha adotou na vida real) — e da condenação do “sistema”.

Nas virtudes, o Tropa de Elite 2 se iguala ao 1, mas é o defeito que pode fazer toda a diferença para levar o Oscar. Vamos ver.

Publicidade